13 Fevereiro 2012
Um Festschrift [livro comemorativo] em homenagem ao grande filósofo e teólogo professor John Hick, ex-cátedra H. G. Wood de Teologia da Universidade de Birmingham, foi lançado na Escola de Teologia, Filosofia e Religião no dia 18 de janeiro de 2012 para marcar a ocasião do seu 90º aniversário.
A nota foi publicada no sítio oficial de John Hick, 11-02-2012. A tradução é de Moisés Sbardelotto.
Combinado com o regular café da manhã da equipe docente, discente e funcionários, a curta mas feliz e memorável celebração começou com as boas-vindas da professora Helen Beebee (coordenadora da Escola de Filosofia, Teologia e Religião), que apresentou esse livro comemorativo – Religious Pluralism and the Modern World: An Ongoing Engagement with John Hick, editado por Sharada Sugirtharajah (Ed. Palgrave Macmillan, 2012) – para o professor Hick, que fez um breve discurso em que agradeceu a todos os colaboradores e ao editor do Festschrift.
O professor Hick destacou a relação entre filosofia e teologia, e observou o quão importante elas são uma para a outra, comentando que estava muito contente de ver os dois departamentos unidos na mesma Escola e, agora, sob o mesmo teto físico no prédio ERI. O discurso do professor Hick foi seguido por breves discursos apreciativos por parte dos professores John Hull, Cannon David Jennings, Dr. Alan Race e Dr. Geoff Teece.
Sharada Sugirtharajah encerrou o evento agradecendo aos colaboradores e participantes, e o dia concluiu com todos desejando calorosamente um 90º aniversário muito feliz a John Hick.
Um simpósio internacional de dois dias em homenagem ao professor emérito John Hick foi realizado na Universidade de Birmingham nos dias 10 e 11 de março de 2011. Mais de 100 delegados presentes, alguns dos quais vieram do Canadá, Nova Zelândia, Alemanha e de diversas partes do Reino Unido, participaram do simpósio.
A conferência teve um enorme sucesso e o retorno dos conferencistas e participantes do simpósio foi muito positivo. O simpósio reuniu estudiosos internacionais renomados e emergentes do Reino Unido, assim como de várias partes do mundo, como China, Europa e EUA. Os 19 instigantes artigos apresentados provocaram uma estimulante discussão e levantaram questões pertinentes sobre várias questões, que vão desde a teologia e a filosofia do pluralismo religioso ao diálogo inter-religioso e às relações raciais. O destaque do evento foi a sessão de perguntas e respostas com John Hick, que levantou uma animada discussão sobre o tema do pluralismo religioso e temas relacionados.
O simpósio concluiu com uma recepção em honra a John Hick, em que o professor Michael Whitby, vice-pró-reitor do College of Arts and Law, fez um discurso de boas-vindas, seguido de mensagens de agradecimento. Os artigos apresentados no simpósio serão publicados como um livro de ensaios em honra ao professor John Hick (organizados por Sharada Sugirtharajah) pela Ed. Palgrave Macmillan.
Hick faleceu no último dia 9 de fevereiro de 2012, no Reino Unido.
Filósofo e teólogo
John Hick foi um filósofo da religião e teólogo internacionalmente lido e discutido. Seus muitos livros foram traduzidos para 17 idiomas. Mais de 20 livros foram publicados sobre o seu trabalho, em inglês, alemão, francês, chinês e japonês.
Hick tinha doutorados por Oxford e Edimburgo, e doutorados honorários pela Universidade de Uppsala, pela Universidade de Glasgow e, mais recentemente, pela Universidade de Birmingham. Ele era professor emérito da Universidade de Birmingham, no Reino Unido, e da Claremont Graduate University, na Califórnia. Era um membro do Instituto de Pesquisas Avançadas em Artes e Ciências Sociais da Universidade de Birmingham e vice-presidente da Sociedade Britânica para a Filosofia da Religião e do Congresso Mundial das Religiões. A história da sua vida é contada no livro John Hick: An Autobiography (2002).
Centro John Hick de Filosofia da Religião é aberto
A missão do John Hick Centre for Philosophy of Religion é fomentar a excelência no ensino e na pesquisa em filosofia da religião a partir de uma perspectiva global. O objetivo é ser um centro de pesquisas de ponta na filosofia da religião na Europa. O centro está localizado na Escola de Teologia, Filosofia e Religião da Universidade de Birmingham, e é dedicado a promover o pensamento crítico sobre questões metafísicas, epistemológicas e morais referentes à religião, à crença e à realidade.
Visite aqui o site do centro.