Casamento gay é 'ameaça ao futuro da humanidade', diz papa

Mais Lidos

  • Em vez de as transformações tecnológicas trazerem mais liberdade aos humanos, colocou-os em uma situação de precarização radical do trabalho e adoecimento psicológico

    Tecnofascismo: do rádio de pilha nazista às redes antissociais, a monstruosa transformação humana. Entrevista especial com Vinício Carrilho Martinez

    LER MAIS
  • A Espiritualidade do Advento. Artigo de Alvim Aran

    LER MAIS
  • Desatai o futuro! Comentário de Adroaldo Palaoro

    LER MAIS

Revista ihu on-line

O veneno automático e infinito do ódio e suas atualizações no século XXI

Edição: 557

Leia mais

Um caleidoscópio chamado Rio Grande do Sul

Edição: 556

Leia mais

Entre códigos e consciência: desafios da IA

Edição: 555

Leia mais

10 Janeiro 2012

O papa Bento XVI afirmou ontem que o casamento gay é uma das várias ameaças à família tradicional que põem em risco o "futuro da própria humanidade".

A notícia é do jornal O Estado de S. Paulo, 10-01-2012.

O líder dos católicos romanos fez algumas das suas críticas mais incisivas ao casamento homossexual em uma mensagem de ano-novo endereçada a membros do corpo diplomático baseados no Vaticano. Ele também abordou problemas socioeconômicos que afetam o mundo.

A diplomatas de cerca de 180 nações, o pontífice afirmou que a educação das crianças necessita de "direcionamento apropriado" e que "o ponto mais importante deve ser a família, baseada no casamento entre um homem e uma mulher".

"Não se trata de uma convenção social, mas da célula fundamental de cada sociedade", insistiu. "Consequentemente, políticas que sabotam a família ameaçam a dignidade e o futuro da própria humanidade", reforçou.

O Vaticano e autoridades católicas em todo o mundo têm protestado contra iniciativas de legalizar o casamento gay na Europa e em outras partes do mundo.

Um dos maiores opositores do casamento gay nos Estados Unidos é o arcebispo de Nova York, Timothy Dolan, que será promovido ao posto de cardeal no próximo mês.

Ele lutou contra o casamento gay antes que ele se tornasse legal no Estado de Nova York, em junho do ano passado. E, em setembro, enviou uma carta ao presidente Barack Obama criticando a decisão de sua administração de não apoiar o banimento da união homossexual em nível federal.