Casamento gay é 'ameaça ao futuro da humanidade', diz papa

Mais Lidos

  • “Não podemos fazer nada”: IA permite colar em provas universitárias com uma facilidade sem precedente

    LER MAIS
  • São José de Nazaré, sua disponibilidade nos inspira! Comentário de Adroaldo Palaoro

    LER MAIS
  • Promoção da plena credibilidade do anúncio do evangelho depende da santidade pessoal e do engajamento moral, afirma religiosa togolesa

    Conversão, santidade e vivência dos conselhos evangélicos são antídotos para enfrentar o flagelo dos abusos na Igreja. Entrevista especial com Mary Lembo

    LER MAIS

Assine a Newsletter

Receba as notícias e atualizações do Instituto Humanitas Unisinos – IHU em primeira mão. Junte-se a nós!

Conheça nossa Política de Privacidade.

Revista ihu on-line

Natal. A poesia mística do Menino Deus no Brasil profundo

Edição: 558

Leia mais

O veneno automático e infinito do ódio e suas atualizações no século XXI

Edição: 557

Leia mais

Um caleidoscópio chamado Rio Grande do Sul

Edição: 556

Leia mais

10 Janeiro 2012

O papa Bento XVI afirmou ontem que o casamento gay é uma das várias ameaças à família tradicional que põem em risco o "futuro da própria humanidade".

A notícia é do jornal O Estado de S. Paulo, 10-01-2012.

O líder dos católicos romanos fez algumas das suas críticas mais incisivas ao casamento homossexual em uma mensagem de ano-novo endereçada a membros do corpo diplomático baseados no Vaticano. Ele também abordou problemas socioeconômicos que afetam o mundo.

A diplomatas de cerca de 180 nações, o pontífice afirmou que a educação das crianças necessita de "direcionamento apropriado" e que "o ponto mais importante deve ser a família, baseada no casamento entre um homem e uma mulher".

"Não se trata de uma convenção social, mas da célula fundamental de cada sociedade", insistiu. "Consequentemente, políticas que sabotam a família ameaçam a dignidade e o futuro da própria humanidade", reforçou.

O Vaticano e autoridades católicas em todo o mundo têm protestado contra iniciativas de legalizar o casamento gay na Europa e em outras partes do mundo.

Um dos maiores opositores do casamento gay nos Estados Unidos é o arcebispo de Nova York, Timothy Dolan, que será promovido ao posto de cardeal no próximo mês.

Ele lutou contra o casamento gay antes que ele se tornasse legal no Estado de Nova York, em junho do ano passado. E, em setembro, enviou uma carta ao presidente Barack Obama criticando a decisão de sua administração de não apoiar o banimento da união homossexual em nível federal.