12 Novembro 2011
A Pfarrerinitiative permanece na linha da "desobediência". Na assembleia geral em Linz, Áustria, no fim da tarde de domino, foi confirmada, por unanimidade, a linha do conselho de direção agora no cargo, declarou o representante Helmut Schüller (foto) depois da manifestação na Igreja das Ursulinas de Linz. No total, 81 membros participaram da reunião – entre padres e diáconos.
A reportagem é do sítio Wienerzeitung.at, 06-11-2011. A tradução é de Moisés Sbardelotto.
Com essa decisão, também foi definida a continuidade da proposta, afirmou Schüller. O Apelo à Desobediência havia levantado polêmica durante o verão e levou a discussões acaloradas entre Schüller e o cardeal Christoph Schönborn.
Os párocos envolvidos na iniciativa querem, dentre outras coisas, permitir que os leigos preguem e deem a comunhão também aos divorciados em segunda união. Além disso, eles se declaram a favor da ordenação de mulheres e à habilitação do sacerdócio de pessoas casadas.
Schüller disse que, na assembleia geral, também houve uma discussão sobre o conceito de "desobediência". Por exemplo, a diocese de Innsbruck havia proposto renomear o apelo, chamando-o de Apelo à Responsabilidade Pessoal. O assunto foi discutido, até porque a ideia original podia dar origem a mal-entendidos.
No fim, entretanto, escolheu-se, por maioria, manter o nome anterior, porque a palavra "desobediência" traria maior clareza na discussão e também deixaria claro do que se trata de forma geral.
Como próximo passo, os pedidos já formulados devem ser mais desenvolvidas e expostos de forma mais detalhada, disse Schüller. Além disso, a iniciativa irá estimular ainda mais os bispos para que iniciem um "novo diálogo com o povo da Igreja". Ao mesmo tempo, a Pfarrerinitiative pede "maior transparência" da parte dos bispos – isto é, que de como eles se posicionam diante da iniciativa, das organizações de leigos e de Roma.
Os bispos já tem a partir da próxima segunda-feira uma ocasião para tratar das decisões da Pfarrerinitiative, assim como as das organizações leigas: eles estarão reunidos em Salzburgo para a sua tradicional assembleia geral de outono.
FECHAR
Comunique à redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:
Movimento dos párocos austríacos vai continuar "desobediente" - Instituto Humanitas Unisinos - IHU