Dia Mundial Sem Carro e os veículos em circulação no Vale do Sinos

Mais Lidos

  • Eles se esqueceram de Jesus: o clericalismo como veneno moral

    LER MAIS
  • Estereótipos como conservador ou progressista “ocultam a heterogeneidade das trajetórias, marcadas por classe, raça, gênero, religião e território” das juventudes, afirma a psicóloga

    Jovens ativistas das direitas radicais apostam no antagonismo e se compreendem como contracultura. Entrevista especial com Beatriz Besen

    LER MAIS
  • De uma Igreja-mestra patriarcal para uma Igreja-aprendiz feminista. Artigo de Gabriel Vilardi

    LER MAIS

Revista ihu on-line

O veneno automático e infinito do ódio e suas atualizações no século XXI

Edição: 557

Leia mais

Um caleidoscópio chamado Rio Grande do Sul

Edição: 556

Leia mais

Entre códigos e consciência: desafios da IA

Edição: 555

Leia mais

17 Setembro 2011

O Dia Mundial Sem Carro, 22 de setembro, promove a sensibilização, o debate e a busca de novas práticas em relação ao uso do transporte e sua relação com o ambiente, o consumo e o desenvolvimento, inspirou a análise semanal do Observatório da Realidade e das Políticas públicas do Vale do Rio dos Sinos - ObservaSinos.

A partir desta questão, o ObservaSinos foi em busca das informações sobre a frota em circulação nos municípios e região.

Dados do Departamento Estadual de Trânsito do Rio Grande do SulDETRAN apontam 387.382 automóveis em circulação no Vale do Rio dos Sinos até julho de 2011, cerca de 3,3 habitantes da região por veículo, conforme os dados do Censo 2010. A região representa 12,9% destes veículos no Estado.


Canoas, o município mais populoso da região, tem registrado 96.937 veículos em circulação até julho deste ano, cerca de 3,3  habitantes por veículo. O município com a menor população, Araricá, tem cerca de 1,5 habitantes por automóvel.

Motocicletas, motonetas e ciclomotores em circulação até julho foram 114.736. Novo Hamburgo é o município com o maior número destes veículos na região, representando 22,7% do total deste veículos no Vale.

Uma implicação ambiental diretamente relacionada ao uso do carro é a emissão do CO2. Cada carro movido à gasolina e corretamente regulado libera, em média, 120 gramas de gás carbônico (CO2) por quilômetro rodado. A circulação dos 387.382 automóveis pelo Vale até julho de 2011 equivale a 45 quilos de carvão queimados.

Este e outros indicadores compõem a realidade que necessita ser conhecida, analisada e debatida ao longo dos próximos dias. A Campanha 10:10 Unisinos, que está em implantação na Universidade desde 10 de outubro de 2010, está mobilizando a comunidade universitária para a criação de práticas alternativas ao uso do carro: bicicleta, caminhada, transporte público, carona solidária, entre outros. Estas práticas apresentam outras possibilidades para a qualidade de vida individual e coletiva.

O ObservaSinos dispõe de outras análise relacionadas. Em setembro de 2010 publicando a análise Trânsito, carros e vidas no Vale dos Sinos o Observatório evidência o crescente número de veículos existente na região, o perfil dos condutores e relaciona a crescente aquisição da população de motocicletas e automóveis e o número decrescente de usuários de ônibus. E, no mês de outubro de 2010 analisa o Transporte público e transporte privado no Vale dos Sinos