Bispo mexicano é convocado ao Vaticano

Mais Lidos

  • A ideologia da Vergonha e o clero do Brasil. Artigo de William Castilho Pereira

    LER MAIS
  • Juventude é atraída simbolicamente para a extrema-direita, afirma a cientista política

    Socialização política das juventudes é marcada mais por identidades e afetos do que por práticas deliberativas e cívicas. Entrevista especial com Patrícia Rocha

    LER MAIS
  • Que COP30 foi essa? Entre as mudanças climáticas e a gestão da barbárie. Artigo de Sérgio Barcellos e Gladson Fonseca

    LER MAIS

Revista ihu on-line

O veneno automático e infinito do ódio e suas atualizações no século XXI

Edição: 557

Leia mais

Um caleidoscópio chamado Rio Grande do Sul

Edição: 556

Leia mais

Entre códigos e consciência: desafios da IA

Edição: 555

Leia mais

12 Agosto 2011

O bispo mexicano Raúl Vera anunciou que, no fim de agosto ou no início de setembro, estará em Roma para conversar com o prefeito da Congregação para os Bispos, o cardeal Marc Ouellet, e discutir sobre a questão do seu apoio ao grupo homossexual San Elredo, que defende uma posição contrária à doutrina católica.

A reportagem é de Marco Tosatti, publicada no sítio Vatican Insider, 11-08-2011. A tradução é de Moisés Sbardelotto.

Em algumas declarações dadas ao jornal Zòcalo di Saltillo, Dom Vera declarou que "há um chamado do Vaticano, e eu estarei lá para esclarecer as coisas […] Devo responder na cidade do Vaticano a uma série de perguntas que me são feitas com relação ao meu trabalho com os homossexuais".

O prelado declarou à revista El Diario de Coahuila que o diálogo que terá com o cardeal está relacionado com o que foi publicado pela agência ACI Prensa. O bispo também disse que não será a primeira nem a última vez que ele será chamado ao Vaticano, assim como quando ele era coadjutor de Dom Samuel Ruiz, líder emblemático da "teologia índia" em San Cristóbal de las Casas, no Estado de Chiapas. Vera está em desacordo com a ACI Prensa, à qual se recusou duas vezes a responder, e defende que a agência apresentou negativamente as suas posições. A ACI Prensa afirma ter relatado apenas os fatos.

O Diario de Coauila informou que o grupo homossexual San Elredo não faz mais parte da diocese de Saltillo e que, de agora em diante, será uma associação secular, mas não abandonará as atividades que normalmente promove.

O bispo de Saltillo, alguns dias atrás, abriu uma nova frente de controvérsia com o Vaticano ao declarar, em uma entrevista ao site norte-americano LifeSite.com, que é favorável à descriminalização do aborto.

Em março deste ano, ACI Prensa informou que Dom Raúl Vera promoveu o 4º Fórum de Diversidade Sexual, Familiar e Religiosa, uma iniciativa do grupo homossexual San Elredo. O fórum promoveu publicamente o ativismo gay, a sexualidade ativa de casais homossexuais e a adoção de crianças por casais homossexuais. Dom Vera presidiu a cerimônia de abertura do evento.

Em entrevista por telefone com a ACI Prensa, o padre Robert Coogan, fundador do grupo San Elredo, destacou o apoio de Dom Vera ao trabalho da associação e criticou o ensino da Igreja Católica sobre a homossexualidade. "A única resposta que o catecismo oferece é a de dizer (aos homossexuais) que vivam o celibato. Mas isso não é adequado". A ACI Prensa também lembrou a preocupação de diversos grupos pró-família pelas atividades do grupo San Elredo.