17 Mai 2011
A SAP, fabricante de software de gerenciamento empresarial, está à frente de um mercado de €7,5 bilhões (US$ 11 bilhões) de produtos que permitem que as empresas aumentem a produtividade ao mesmo tempo em que limitam emissões nocivas ao meio ambiente.
A reportagem é de Ragnhild Kjetland, da Bloomberg e reproduzida pelo jornal Valor, 18-05-2011.
Em sua conferência anual Sapphire, que se realiza esta semana em Orlando, na Flórida, a SAP mostra como o software que permite às empresas monitorar e administrar coisas, como suas pegadas de carbono e o número de dias de afastamento de funcionários por doença, pode se associar a novos produtos móveis e de análise de dados para aumentar a eficiência.
O software de sustentabilidade da SAP, empregado por cerca de 1,7 mil clientes, foi um dos segmentos de crescimento mais acelerado da empresa no ano passado, disse Daniel Schmid, vice-presidente de operações de sustentabilidade. Grandes empresas em todo o mundo vão gastar até US$ 12 bilhões em software e equipamentos de sustentabilidade somente este ano, segundo a empresa de pesquisas Gartner.
"A SAP está uma boa distância à frente nesse campo", disse Stephen Stokes, vice-presidente executivo da Gartner. Para concorrer com a IBM, que incorpora softwares e equipamentos em seu produto Smarter Planet, a SAP precisará encontrar parceiros, disse Stokes.
Entre os clientes que adquiriram o software de sustentabilidade da SAP estão a Baker Hughes, fornecedora de serviços para campos de petróleo, a Deere & Co., fabricante de equipamentos agrícolas, e a De Beers, produtora de diamantes, segundo a SAP, sediada em Walldorf, Alemanha.
"Trata-se de um segmento de negócios considerável para nós", disse Peter Graf, diretor de sustentabilidade da SAP, em entrevista concedida em Orlando. "Nós mal começamos, este é um campo novo."
O software de sustentabilidade gerou uma receita da ordem de três dígitos de milhões de euros para a SAP no ano passado, disse Schmid. Em estudo conjunto com a McKinsey, a SAP previu que o mercado potencial para as soluções da SAP movimentará € 7,5 bilhões entre 2009 e 2014.
Adrian Bowles, vice-presidente e principal analista da Constellation Research, avaliou recentemente os softwares de administração de produtos energéticos e carbono, e citou empresas como a Hara Software e a C3, fundada por Thomas Siebel. A Hewlett-Packard fechou acordos de parceria com ambas.
"Temos muito dinheiro para investir", disse Graf, referindo-se às aquisições, pela SAP, da Clear Standards, uma empresa de software de administração de carbono, e da Technidata, fabricante de software que ajuda as empresas a cumprir regulamentações ambientais, de saúde e de segurança. "Poderemos comprar mais empresas no futuro se sentirmos que a velocidade é essencial para o mercado."
Desde que os codiretores-executivos Bill McDermott e Jim Hagemann Snabe assumiram o comando das mãos do atual executivo-chefe da Hewlett-Packard, Leo Apotheker, em fevereiro do ano passado, seguiram a estratégia tríplice de oferecer o software da SAP nas instalações das empresas, sob encomenda e ativado nos aparelhos - nessa última modalidade, ajudados pela aquisição, por US$ 5,8 bilhões, da Sybase, fabricante de aplicativos para aparelhos móveis.
Entre os negócios fechados na conferência Sapphire está um acordo para fornecer aplicativos da SAP e a tecnologia analítica Hana, em tempo real, aos clientes da Dell. A SAP também assinou um acordo com a China Telecom , segundo o qual a empresa chinesa de telefonia venderá o software por encomenda da SAP Business ByDesign para empresas de pequeno e médio porte.
A China Telecom estima que o mercado potencial é formado por mais de um milhão de empresas, disse a SAP. A empresa alemã lançou seu software ByDesign em julho, depois de mais de dois anos de atraso. A SAP disse em abril que tem todas as condições de conquistar mil clientes até o fim do ano.
A SAP lançou ontem a última versão da plataforma sem fio conhecida como Sybase e os aplicativos empresariais de internet para aparelhos móveis, além de anunciar o acordo firmado com a Accenture para desenvolver software apoiado na Sybase para empresas dos setores de petróleo e gás, concessionárias de serviços de infraestrutura e de produtos de consumo.
A SAP tem como meta contabilizar € 20 bilhões em vendas anuais até meados da década. Em 2010, sua receita totalizou € 12,5 bilhões.
As ações da SAP tinham recuado ontem € 0,64, ou 1,4%, passando a ser negociadas por € 43,76 às 14h18, em Frankfurt. A cotação atribui à empresa o valor de mercado de € 53,7 bilhões. Até ontem, os papéis tinham avançado 17% este ano, comparativamente à alta de 2,3% registrada pelo Índice Mundial Bloomberg de Software, composto de 65 empresas. As ações da IBM subiram 15%, e as da Oracle, arquirrival da SAP, registraram valorização de 9,2%.
Estão entre as outras funções oferecidas pelo software de sustentabilidade da SAP ajudar as empresas a avaliar que parcela de seu consumo de energia provém de energia eólica e solar e medir o grau de satisfação do cliente.
"No passado, as empresas pensavam que eram lucrativas ou sustentáveis", disse Schmid, vice-presidente da SAP. "Durante a crise, elas perceberam que, se a empresa for mais sustentável, isso levará a um aumento de lucratividade. A sustentabilidade é, de fato, um impulsionador da inovação."
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SAP desafia IBM em mercado avaliado em US$ 11 bi - Instituto Humanitas Unisinos - IHU