05 Mai 2011
O coordenador de Projetos do Grupo Arco-Íris no Rio de Janeiro, Cléber Vicente, disse que a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) de reconhecer, por unanimidade, a legalidade da união homossexual estável é "uma conquista histórica. Hoje é uma data que fica realmente na história do movimento GLBT [gays, lésbicas, bissexuais e transexuais] brasileiro. Tem é que comemorar esse resultado, que é uma luta que se estende há mais de 15 anos".
A reportagem é de Douglas Corrêa e publicada pela Agência Brasil, 05-05-2011.
Segundo ele, no entanto, essa decisão do STF não resolve as questões que motivam a luta pelo direito à cidadania do movimento homossexual brasileiro, mas é uma primeira conquista "agora nós temos que partir para o Congresso Nacional para conseguir aprovar a união civil. A gente conseguiu um parecer favorável no STF em relação às uniões homoafetivas e a gente precisa conseguir a união civil no Brasil".
Vicente disse que a luta do Grupo Arco-Íris e do movimento GLBT é por igualdade de direitos, sem qualquer privilégio. "Então não tem porque a nossa bandeira ser rejeitada. A gente quer união, quer fraternidade. A gente quer igualdade de direitos".