22 Março 2011
A paralisação da obra de construção da Usina Hidrelétrica de Santo Antônio, em Porto Velho, pode terminar na quarta-feira, 23, após a realização de uma assembleia entre operários e o sindicato, segundo a Santo Antônio Energia, consórcio responsável pelo empreendimento. O consórcio construtor decidiu parar as obras por segurança, pela proximidade com o canteiro de Jirau, que foi parcialmente destruído e na semana passada. As duas obras permanecem paradas, já que os operários decidiram realizar assembleia para definir reivindicações da classe trabalhadora. Em Jirau, não há previsão para retomada das obras.
A reportagem é de Gabriela Cabral e publicada pelo jornal O Estado de S. Paulo, 23-03-2011.
Em nota, a empresa garante que no canteiro de Santo Antônio não houve conflitos, e que a paralisação é pacífica. Mais de 15 mil operários trabalham no empreendimento. A Polícia Militar informou que alguns manifestantes foram presos por perturbação no trabalho no início da manhã, que incitavam os trabalhadores ao conflito. De acordo com o major Ronaldo, o efetivo da polícia militar está fazendo o policiamento extensivo na entrada do canteiro, na BR 364 sentido Acre.
A situação da Usina hidrelétrica de Jirau continua indefinida. A construtora Camargo Corrêa precisou de um ginásio e duas casas de shows para abrigar os trabalhadores que atuam na obra, que foi suspensa após conflitos na semana passada. Segundo a assessoria de imprensa, mais 90% dos operários que estavam alojados voltaram para suas cidades de origem em voos e ônibus fretados pela empresa, e está em fase de elaboração um inventário da obra para avaliar o prejuízo.
FECHAR
Comunique à redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:
Paralisação continua em Santo Antônio - Instituto Humanitas Unisinos - IHU