21 Março 2011
O presidente dos Estados Unidos da América, Barak Obama, como conclusão de sua viagem à América Latina, visitará o túmulo de Óscar Arnulfo Romero no dia antes do 31º aniversário da violenta morte do arcebispo de San Salvador, que foi assassinado no dia 24 de março de 1980.
A reportagem é da Agência Fides, 21-03-2011. A tradução é de Moisés Sbardelotto.
O atual arcebispo de San Salvador, José Luis Escobar Alas, ao dar a notícia, destacou que o presidente Obama considera Dom Romero como um dos "heróis do nosso continente" e por isso acredita que a visita é "um evento mundial", do qual a própria imagem de Romero irá se beneficiar. O arcebispo não considera a homenagem de Obama como um gesto político e à parte, precisamente porque a figura de Dom Romero já assumiu uma transcendência mundial.
O presidente Obama visitará a cripta que contém os restos do "Santo Romero da América", como Dom Romero é conhecido na América Latina, no marco de sua visita oficial a San Salvador, nos dias 22 e 23 de março, durante a qual também está previsto um encontro privado com o presidente de El Salvador, Mauricio Funes. A visita faz parte de uma viagem que levou o presidente Obama também ao Brasil e ao Chile.
Na nota enviada à Agência Fides, Escobar Alas confirma sua presença no evento, como a embaixada dos EUA em El Salvador também pediu, e manifestou seu agradecimento, porque é uma honra que o presidente dos Estados Unidos vá visitar o túmulo de Dom Romero, um lutador incansável na defesa dos direitos humanos.
Chamado de "a voz dos sem voz" por denunciar a injustiça social, a repressão militar e os crimes dos esquadrões da morte, Dom Romero foi assassinado na noite do dia 24 de março de 1980, enquanto celebrava a Santa Missa no hospital da Divina Providência em San Salvador.