Obama visitará sepultura de Romero

Mais Lidos

  • Para a professora e pesquisadora, o momento dos festejos natalinos implicam a escolha radical pelo amor, o único caminho possível para o respeito e a fraternidade

    A nossa riqueza tem várias cores, várias rezas, vários mitos, várias danças. Entrevista especial Aglaé Fontes

    LER MAIS

Assine a Newsletter

Receba as notícias e atualizações do Instituto Humanitas Unisinos – IHU em primeira mão. Junte-se a nós!

Conheça nossa Política de Privacidade.

Revista ihu on-line

Natal. A poesia mística do Menino Deus no Brasil profundo

Edição: 558

Leia mais

O veneno automático e infinito do ódio e suas atualizações no século XXI

Edição: 557

Leia mais

Um caleidoscópio chamado Rio Grande do Sul

Edição: 556

Leia mais

17 Março 2011

O Ministério de Relações Exteriores de El Salvador indicou que o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, visitará a sepultura do assassinado arcebispo de San Salvador, Óscar Arnulfo Romero, durante sua próxima visita ao país centro-americano, nos próximos dias 22 e 23 de março.

A reportagem está publicada no sítio Religión Digital, 17-03-2011. A tradução é do Cepat.

"É uma notícia que recebemos com beneplácito, porque o Monsenhor Romero é uma figura de grande importância não apenas para os salvadorenhos, mas em nível universal, que sempre lutou pela opção preferencial pelos pobres", afirmou o chanceler salvadorenho, Hugo Martínez, segundo um comunicado oficial.

A fonte, que não precisou a data, assinala que a Casa Branca anunciou a visita de Obama à sepultura do hierarca católico, cujos restos repousam em uma cripta situada debaixo da Catedral Metropolitana de San Salvador, no centro desta capital.

Romero foi assassinado no dia 24 de março de 1980 e é recordado por denunciar as injustiças cometidas nos anos anteriores à guerra civil neste país, entre 1980 e 1992, em que morreram cerca de 75.000 pessoas.

Segundo a Chancelaria, "neste 24 de março se celebrará pela primeira vez o Dia Internacional do Direito à Verdade em relação às Violações Graves dos Direitos Humanos e da Dignidade das Vítimas, decretado pela Organização das Nações Unidas em reconhecimento ao legado do arcebispo mártir".

Obama estará no país nos dias 22 e 23 de março, onde chegará após visitas, também pela primeira vez, ao Brasil e ao Chile.