Missão do Fórum Social Mundial vai à Tunísia e ao Egito

Mais Lidos

  • Alessandra Korap (1985), mais conhecida como Alessandra Munduruku, a mais influente ativista indígena do Brasil, reclama da falta de disposição do presidente brasileiro Lula da Silva em ouvir.

    “O avanço do capitalismo está nos matando”. Entrevista com Alessandra Munduruku, liderança indígena por trás dos protestos na COP30

    LER MAIS
  • Dilexi Te: a crise da autorreferencialidade da Igreja e a opção pelos pobres. Artigo de Jung Mo Sung

    LER MAIS
  • Às leitoras e aos leitores

    LER MAIS

Revista ihu on-line

O veneno automático e infinito do ódio e suas atualizações no século XXI

Edição: 557

Leia mais

Um caleidoscópio chamado Rio Grande do Sul

Edição: 556

Leia mais

Entre códigos e consciência: desafios da IA

Edição: 555

Leia mais

13 Fevereiro 2011

O Fórum Social Mundial (FSM) vai até a Tunísia e o Egito para acompanhar de perto os processos de democratização dos dois países, provocados por uma intensa mobilização popular. A missão internacional é organizada pela seção do FSM em Magreb, na África.

A informação é de Tatiana Farah e publicada pelo jornal O Globo, 14-02-2011.

Os protestos no Cairo e a queda do ditador Hosni Mubarak, na sexta-feira, deram o tom aos discursos nas centenas de conferências realizadas nesta edição do Fórum Social em Dacar, no Senegal, encerrada neste final de semana.

A idéia é dar suporte à transição democrática e rearticular os movimentos sociais que estavam sufocados pelo regime ditatorial. Outra medida será a criação de um fórum mundial de apoio a Palestina, que deve ocorrer no Rio.

- Vamos nos encontrar com as organizações que estão envolvidas nessa revolução democrática e ver como podemos ajudar. Construir a democracia não é um processo fácil nem rápido. A proposta é conversar com os movimentos de mulheres, jovens, estudantes e as organizações de direitos humanos, com os quais já buscamos diálogo nos últimos anos - afirmou Raffaella Bolini, do grupo italiano Arci e uma das coordenadoras do Fórum Social Europeu.