Fóruns públicos discutem "Bem Viver" em países andinos

Mais Lidos

  • Diaconato feminino: uma questão de gênero? Artigo de Giuseppe Lorizio

    LER MAIS
  • Às leitoras e aos leitores

    LER MAIS
  • Venezuela: Trump desferiu mais um xeque, mas não haverá xeque-mate. Artigo de Victor Alvarez

    LER MAIS

Assine a Newsletter

Receba as notícias e atualizações do Instituto Humanitas Unisinos – IHU em primeira mão. Junte-se a nós!

Conheça nossa Política de Privacidade.

Revista ihu on-line

O veneno automático e infinito do ódio e suas atualizações no século XXI

Edição: 557

Leia mais

Um caleidoscópio chamado Rio Grande do Sul

Edição: 556

Leia mais

Entre códigos e consciência: desafios da IA

Edição: 555

Leia mais

03 Agosto 2010

A proposta indígena de Bem Viver será o tema central de Fóruns Públicos que acontecerão durante os meses de agosto e setembro nos países andinos. As discussões se iniciaram no dia 3 de agosto na Colômbia e se encerrarão no próximo mês no Peru. Convocados pela Coordenadora Andina de Organizações Indígenas (CAOI) e pelas organizações nacionais dos países andinos, a intenção dos Fóruns é fortalecer o Bem Viver como alternativa para enfrentar a crise de civilização mundial.

A reportagem é de Karol Assunção e publicada pela Adital, 03-08-2010.

Na Colômbia, as discussões acontecerão, no hotel Dann (Avenida 19, 5-72, Bogotá), com o advogado especialista em direitos indígenas, Juvenal Arrieta, e o dirigente indígena Lorenzo Muelas. A ocasião ainda contará com a exposição da aymara boliviana Cecilia Pinedo Soruco e do coordenador geral da CAOI, Miguel Palacín.

Na próxima quinta-feira (5), a população equatoriana também terá a oportunidade de debater as propostas de um novo modelo baseado na harmonia e no respeito com a Mãe Terra. O Fórum ocorrerá ainda na Bolívia, no dia 24 deste mês, e no Peru, em setembro.

De acordo com comunicado da CAOI, a ideia será fortalecer as alternativas indígenas de Bem Viver e dos Direitos da Mãe Terra contribuindo, assim, para o desenvolvimento de políticas públicas interculturais. Para isso, os Fóruns serão precedidos de uma oficina nacional, na qual os participantes traçam uma reflexão sobre as visões dos povos indígenas sobre o Bem Viver e sobre as sugestões de políticas públicas que concretizem essa alternativa, tais como: produção e comércio justo, educação, espiritualidade, autogoverno e justiça indígena, e meio ambiente.

Os Fóruns serão abertos ao público e levarão palestrantes internacionais que discutirão a proposta indígena sistematizada no livro "Bem Viver/Viver Bem. Filosofia, Estratégias e Experiências Regionais Andinas", publicado pela CAOI a partir de uma pesquisa realizada nos países andinos.