29 Agosto 2013
01 XXII Domingo do Tempo Comum (Catolicismo)
Início do ano litúrgico (Ortodoxa)
03 Gregório Magno, doutor da Igreja (Catolicismo)
05 Rosh Hasanhah 5774 (Judaísmo)
Rosh Hashaná é o nome dado ao ano-novo judaico. Rosh Hashaná ocorre no primeiro dia do mês de Tishrei, primeiro mês do ano no calendário judaico-rabínico e sétimo mês no calendário bíblico. O Ano Novo judaico é o Dia do Julgamento e Dia de Lembrança, o início de um período de introspecção e meditação de dez dias (Yamim Noraim) que culminará no Yom Kippur: Dia do Perdão.
07 Vigília do Nascimento da Mãe de Deus (Ortodoxo)
Shabbat Shuvah Ha'azinu (Judaísmo)
08 XX III Domingo do Tempo Comum
Domingo anterior à Exaltação da Santa Cruz (Ortodoxo)
Jejum de Gedalia (Judaísmo)
11 Nayrouz (Copta)
O termo “copta” é derivado de uma palavra grega aigyptos, que significa Egípcio. A Igreja Copta, a qual tem sido referida por várias escolas como a Igreja dos Mártires, é reconhecida por seus corajosos homens e mulheres que se tornaram mártires por causa de sua fé em toda a sua história. Por essa razão, os mártires são uma parte importante da Igreja Copta. A festa de Nayrouz, 11 de setembro do calendário gregoriano, é a festa dos mártires coptas. No calendário copta, é o 1º dia do mês de Thôout e marca também o início do ano-novo copta. Esse primeiro mês antes do período cristão era em homenagem a Thoth, o deus da ciência e da sabedoria, que revelou aos homens quase todas as disciplinas intelectuais. Havia sido o inventor da escrita hieroglífica e era o escriba dos deuses, senhor da sua sabedoria e da magia.
13 Crisóstomo (Catolicismo)
14 Exaltação da Santa Cruz (Catolicismo)
Yom Kippur - Dia da Expiação (Judaísmo)
O Yom Kippur é um dos dias mais importantes do judaísmo. No calendário hebreu, começa no crepúsculo que inicia o décimo dia do mês hebreu de Tishrei, continuando até ao seguinte pôr do sol. “Dia do Perdão, data mais importante da religião judaica, do povo judeu. Desde criança, sei que esse dia é o mais importante do ano, dia que se vai à sinagoga, dia sagrado, dia do jejum. No décimo dia do ano-novo, no início de um novo ciclo, deve-se perdoar e obter perdão nos pecados contra o Todo-Poderoso, não assim contra o semelhante. Recordo que o dia está vinculado à quebra das tábuas da lei por Moisés, ao ver o bezerro de ouro feito pelo seu povo"
15 XXIV Domingo do Tempo Comum (Catolicismo)
16 Cornélio e Cipriano (Catolicismo)
17 Hildegarda de Bingan (Catolicismo)
19 Início do Sucot (Judaísmo)
Sucot é também conhecida como Festa das Cabanas ou festa das colheitas, porque coincide com a estação das colheitas em Israel, no começo do outono. É uma das três maiores festas conhecidas em que o povo de Israel peregrinava para o Templo de Jerusalém. No livro do Levítico (Lv 23,33-36. 39-43), Deus falou a Moisés que fosse celebrada em Israel, durante sete dias, a Festa das Tendas, em que nenhuma obra servil deve ser feita, principalmente no primeiro e no último dia. São dias festivos nos quais os hebreus, segundo o preceito bíblico, devem se alegrar na presença de Deus; morando em tendas em recordação ao tempo em que, após a libertação do Egito, viveram durante 40 anos como peregrinos do deserto. Nesse tempo o povo judeu não tinha terra própria, era nômade e vivia em pequenas tendas ou cabanas frágeis e temporárias. Como forma de simbolizar este período, durante a celebração de Sucot, os judeus fazem suas refeições sob folhas e galhos ao ar livre.
21 Mateus, apóstolo e evangelista (Catolicismo)
22 XXV Domingo do Tempo Comum (Catolicismo)
I Domingo de Lucas (Ortodoxo)
25 Hoshaná Rabá (Judaísmo)
O sétimo dia de Sucot é chamado Hoshaná Rabá (Grande Hoshaná), que significa “a grande salvação”.Esta é uma alusão às rezas que são recitadas a cada dia de Sucot, enquanto a congregação caminha ao redor da bimá (local usado na sinagoga para colocar a Torá e efetuar a leitura nas cerimônias), segurando os seus lulavim (folhagem da tamareira usada no serviço matinal de rezas da festa judaica de Sucot). O refrão constante destas rezas é Hoshaná, que significa literalmente: ”por favor salve”. É uma preçe a Deus que os salve dos sofrimentos e das adversidades do exílio da Terra Sagrada.
26 Cosme e Damião (Catolicismo)
Shemini 'Atzaret (Judaísmo)
27 Celebação da Cruz (Copta)
Simchat Torá (Judaísmo)
Exaltação da Santa Cruz (Ortodoxa)
28 Shabbat Bere'shit (Judaísmo)
29 XXVI Domingo do Tempo Comum (Catolicismo)
II Domingo de Lucas (Ortodoxa)
FECHAR
Comunique à redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:
Setembro 2013 - Instituto Humanitas Unisinos - IHU