Vote pelo Clima aproxima eleitores de candidaturas com compromisso climático

Foto: Adobe Stock

Mais Lidos

  • Após uma catástrofe, existem três caminhos, explica um dos criadores do termo resiliência: continuar como antes, votar em um ditador que promete segurança ou evoluir e renascer

    “Não se pode debater com fanáticos como Trump. Se você não pensa como ele, você é um idiota”. Entrevista com Boris Cyrulnik, neuropsiquiatra

    LER MAIS
  • Sobre a possibilidade de um golpe de Estado. Artigo de Jean Marc von der Weid

    LER MAIS
  • Os preparativos de Trump para o controle do Brasil. Artigo de Luís Nassif

    LER MAIS

Assine a Newsletter

Receba as notícias e atualizações do Instituto Humanitas Unisinos – IHU em primeira mão. Junte-se a nós!

Conheça nossa Política de Privacidade.

Revista ihu on-line

Aceleracionismo Amazônico

Edição: 559

Leia mais

Natal. A poesia mística do Menino Deus no Brasil profundo

Edição: 558

Leia mais

O veneno automático e infinito do ódio e suas atualizações no século XXI

Edição: 557

Leia mais

18 Agosto 2026

Nova edição da plataforma reúne propostas em vinte temas da agenda climática, como meio ambiente, saúde, educação, energia renovável, transporte e mobilidade. Veja como usar a ferramenta.

A reportagem é de Luisa Teixeira, publicada por ((oeco)), 17-08-2026.

A plataforma Vote pelo Clima lançou sua quarta edição para as eleições de 2026. A iniciativa, promovida pelo Instituto Clima de Política e apoiada por mais de 60 organizações, reúne candidaturas de diferentes partidos que assumem compromissos relacionados ao enfrentamento das mudanças climáticas.

O cadastro é gratuito e pode ser realizado por candidaturas de todo o país. Para participar, os candidatos precisam passar por uma avaliação que verifica a validade da candidatura no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a ausência de histórico de crimes ambientais e a propagação de discursos de ódio, entre outros critérios. Também é necessário assumir compromissos relacionados à democracia, ao enfrentamento da crise climática, aos direitos humanos e à justiça climática.

As candidaturas inscritas podem apresentar até cinco propostas vinculadas às vinte áreas temáticas da plataforma, que incluem meio ambiente, saúde, educação, energia renovável, transporte e mobilidade, moradia, agricultura, redução de desastres, entre outras.

A iniciativa ocorre em um cenário de aumento dos impactos de eventos climáticos extremos no país. Segundo levantamento da Confederação Nacional dos Municípios (CNM), os prejuízos provocados por desastres passaram de R$8,5 bilhões, em 2013, para R$732,2 bilhões, em 2024. No período, foram registrados mais de 70 mil decretos de emergência ou estado de calamidade em 5.279 municípios.

Criado em 2020, o Vote pelo Clima já mobilizou mais de 1.700 candidaturas, das quais 190 foram eleitas. Para 2026, a plataforma também disponibiliza uma aba com materiais produzidos por organizações parceiras para auxiliar os eleitores na busca por informações antes do voto.

“Acreditamos que as eleições são uma grande oportunidade de provocar as mudanças que precisamos para o Brasil”, afirma Samantha Costa, coordenadora de Comunicação do Instituto Clima de Política. As eleições gerais estão marcadas para 4 de outubro de 2026. A plataforma está disponível em votepeloclima.org.

Leia mais