A Universidade Centro-Americana da Nicarágua foi confiscada

Universidade Centro-Americana (UCA), instituição de ensino vinculada à Companhia de Jesus, é alvo de perseguição porque acolheu manifestantes pró-democracia em 2018. (Foto: Silvio Balladares | UCA)

Mais Lidos

  • Conhecer Jesus. Artigo de Eduardo Hoornaert

    LER MAIS
  • Freira de 82 anos é morta em convento brasileiro

    LER MAIS
  • Para o pesquisador e membro do coletivo Aceleracionismo Amazônico, é necessário repensar radicalmente as possibilidades políticas tributárias de um paradigma prenhe de vícios modernos

    Pensar de modo abolicionista produz uma ética da generosidade. Entrevista especial com Bräulio Marques Rodrigues

    LER MAIS

Assine a Newsletter

Receba as notícias e atualizações do Instituto Humanitas Unisinos – IHU em primeira mão. Junte-se a nós!

Conheça nossa Política de Privacidade.

Revista ihu on-line

Natal. A poesia mística do Menino Deus no Brasil profundo

Edição: 558

Leia mais

O veneno automático e infinito do ódio e suas atualizações no século XXI

Edição: 557

Leia mais

Um caleidoscópio chamado Rio Grande do Sul

Edição: 556

Leia mais

17 Agosto 2023

Os bens móveis e imóveis da universidade jesuíta no país latino-americano, acusado de ser um centro de terrorismo, foram apreendidos. A Companhia de Jesus: "São acusações falsas e infundadas"

A informação é publicada por Vatican News, 17-08-2023.

A Universidade Centro-Americana da Nicarágua (UCA) estará sujeita à penhora e transferência de seus bens móveis e imóveis ao Estado da Nicarágua, conforme declarado pela Companhia de Jesus, fundadora da Universidade, que também divulgou a notificação da Décima Vara Penal de Manágua, com o qual o Uca é acusado de ser "um centro de terrorismo, que organiza grupos criminosos".

Alegações falsas e infundadas

A Província Centro-Americana da Companhia de Jesus nega as acusações contra a Universidade, chamando-as de "falsas e infundadas" e afirmando que "trata-se de uma política governamental que viola sistematicamente os direitos humanos e que parece visar a consolidação de um Estado totalitário".

A Companhia de Jesus, em seu comunicado, também responsabiliza "o governo da Nicarágua por todos os danos contra os alunos, pessoal docente e administrativo e demais trabalhadores da Universidade, e o patrimônio cultural do país, que derivam desta acusação injustificada e pela ordem de apreensão de todos os bens imóveis, móveis e económicos da Universidade a favor do Estado". A UCA suspendeu, portanto, suas atividades acadêmicas e administrativas até que possam ser retomadas normalmente.

A Uca foi fundada em 1963 pelos jesuítas como uma instituição de ensino sem fins lucrativos, autônoma, de serviço público e de inspiração cristã. A Associação de Universidades confiada à Companhia de Jesus na América Latina (Ausjal), da qual faz parte, qualifica a decisão do governo nicaraguense de atentar contra a autonomia universitária, a liberdade acadêmica e os direitos humanos. "Pedimos às autoridades nicaragüenses - declara o Observatório da Democracia de Ausjal - que cesse imediatamente a ocupação da Uca. Pedimos também que a comunidade acadêmica recupere sua liberdade e sua capacidade de contribuir para o desenvolvimento do país".

Leia mais