26 Mai 2023
Acolhimento de imigrantes e refugiados na Política de Assistência Social é o tema do terceiro encontro da série de debates [presencial] intitulada Questões do SUAS no enfrentamento das vulnerabilidades sociais, que ocorrerá no dia 27/06, às 9h, na sede do CEPAT, tendo como debatedora Adriana Maria Matias do Conselho Estadual dos Direitos dos Refugiados, Migrantes e Apátridas do Paraná.
A série de debates busca aprofundar o conhecimento das concepções teóricas, éticas e práticas do Sistema Único de Assistência Social – SUAS, problematizando as temáticas contemporâneas, com foco no enfrentamento das vulnerabilidades sociais e na ação qualificada dos(as) profissionais desta área.
Sede do CEPAT – Av. Governador José Richa, 10.546, Linha Verde – Curitiba, PR.
Por meio de uma parceria com o Projeto Diversitas Eventos, do Departamento de Ciências Sociais da Universidade Estadual de Maringá – UEM, ofereceremos a certificação aos interessados. Para se inscrever, basta preencher o formulário clicando nesse link.
Para esta iniciativa, o CEPAT conta com a parceria e o apoio das seguintes instituições:
- Instituto Humanistas Unisinos – IHU
- Observatório Nacional de Justiça Socioambiental Luciano Mendes de Almeida – OLMA
- Departamento de Ciências Sociais da UEM
- Núcleo de Direitos Humanos da PUCPR
- Curso de Serviço Social da PUCPR
Adriana Maria Matias é assistente social com especialização em serviço social. É uma profissional com mais de 20 anos de experiência na área social, atuando como educadora popular. Tem experiência em serviços de proteção básica e especial, grupos comunitários (famílias e adolescentes), articulação de redes de proteção e formação de agentes sociais. Participa do Fórum de Direitos Humanos da Criança e Adolescente da Vila Torres, possui militância nas áreas prisional e migratória, sendo presidenta do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher de Colombo, e conselheira do CERMA - Conselho Estadual dos Direitos dos Refugiados, Migrantes e Apátridas. Também integra a Câmera Temática de Educação do CRESS-PR – Conselho Regional de Serviço Social 11° Região.