• Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato
close
search
  • Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato
search

##TWEET

Tweet

Nota do Cimi Regional Leste: demarcação de terras é necessária para garantir paz e segurança ao povo Pataxó

Mais Lidos

  • As tensões surgiram pela primeira vez na véspera do conclave: o decano não mencionou Francisco na homilia e parabenizou Parolin no final

    LER MAIS
  • Especialistas internacionais e nacionais – Andrea Grillo, Maria Cristina Furtado, Faustino Teixeira, Ivone Gebara e Alzirinha Souza – apresentam suas primeiras impressões após a eleição de Robert Francis Prevost, o primeiro papa estadunidense da Igreja

    Papa Leão XIV. Desafios e expectativas. Algumas análises

    LER MAIS
  • Esquerdas governamentais, conciliatórias e apaziguadoras reduziram-se a “salvar o capitalismo dele mesmo” e não conseguem canalizar inconformidade e indignação, tarefa que o fascismo desejado e reivindicado pelas massas tomou para si com sucesso

    A internacional fascista como modo de vida. Entrevista especial com Augusto Jobim do Amaral

    LER MAIS

Vídeos IHU

  • play_circle_outline

    MPVM - 4º domingo de Páscoa – Ano C – A missão de cuidar da vida e cuidar da humanidade

close

FECHAR

Image

COMPARTILHAR

  • FACEBOOK

  • X

  • IMPRIMIR PDF

  • WHATSAPP

close CANCELAR

share

23 Janeiro 2023

O Cimi Regional Leste manifesta solidariedade às famílias dos jovens Samuel Braz e Nauí de Jesus, assassinados em meio ao grave contexto de violência contra os Pataxó no extremo sul da Bahia.

A nota é publicada por Cimi, 19-01-2023. 

Eis a nota.

O Conselho Indigenista Missionário – Cimi Regional Leste manifesta sua solidariedade ao povo Pataxó e às famílias do jovem Samuel Cristiano do Amor Divino, de 25 anos, e do adolescente Nauí Brito de Jesus, de 16 anos, brutalmente assassinados em meio ao grave contexto de violência que tem atingido as comunidades indígenas do extremo sul da Bahia.

Os jovens foram assassinados com disparos de arma de fogo no dia 17 de janeiro, por volta das 17h30, enquanto trafegavam em uma motocicleta na rodovia BR-101, próximo ao distrito de Montinho, município de Itabela, no extremo sul da Bahia.

Segundo as informações da comunidade, os indígenas foram perseguidos por pistoleiros em um veículo Monza prata. Ambos foram derrubados da motocicleta, rendidos e executados com vários tiros, inclusive na cabeça.

O crime ocorreu quando os indígenas retornavam à retomada da Fazenda Condessa, propriedade rural localizada dentro dos limites da Terra Indígena (TI) Barra Velha – território identificado e delimitado em 2008 como de ocupação tradicional do povo Pataxó, e que aguarda, desde então, a publicação da portaria declaratória pelo Ministério da Justiça.

Nauí e Samuel viviam nesta retomada, estabelecida nos primeiros dias de 2023 em meio à intensificação dos conflitos na região.

Infelizmente, o sangue indígena continua sendo derramado na luta pelo seu território ancestral. Os conflitos fundiários, as ameaças e a violência vêm crescendo na região do sul e do extremo sul da Bahia, motivados pela pressão de fazendeiros, grileiros e de empreendimentos imobiliários e turísticos sobre os territórios indígenas.

A situação é agravada pela estagnação das demarcações de terras indígenas, que mantém os Pataxó sem proteção e sem a garantia do acesso pleno às suas terras de ocupação tradicional.

A demarcação das terras de ocupação tradicional do povo é a única medida capaz de levar paz à região, aos territórios e às comunidades Pataxó

Esse contexto foi ainda mais acirrado por medidas do governo anterior, como a Instrução Normativa 09/2020, que somou à paralisação das demarcações a insegurança jurídica, ao permitir a certificação de inúmeras propriedades privadas sobre terras indígenas já identificadas e delimitadas e incentivar, com isso, o avanço da grilagem sobre estes territórios. A TI Barra Velha e a TI Comexatibá, também do povo Pataxó, foram gravemente impactadas por esta medida.

A realização de novas retomadas a partir de junho do ano passado foi uma resposta do povo Pataxó ao acirramento dos conflitos na região, numa tentativa de garantir um mínimo de segurança para suas comunidades e de barrar a devastação de seu território causada pelos empreendimentos imobiliários, pela agropecuária extensiva e pelos monocultivos de eucalipto, mamão, café e pimenta.

A reação dos fazendeiros se deu por meio de uma série de assassinatos, ataques e ameaças que geraram um clima de verdadeiro terror nas aldeias Pataxó. Um levantamento preliminar do Cimi indica que, somente em 2022, nove indígenas foram assassinados nas regiões sul e extremo sul da Bahia – entre eles, Gustavo Pataxó, de apenas 14 anos, morto brutalmente em setembro de 2022 numa retomada na TI Comexatibá.

O Cimi Regional Leste se solidariza com o povo Pataxó e solicita medidas concretas e urgentes que ponham fim a este massacre orquestrado contra suas comunidades e lideranças, com a investigação, identificação e punição dos culpados.

A demarcação das terras de ocupação tradicional do povo é a única medida capaz de levar paz à região, aos territórios e às comunidades Pataxó.

Nenhuma gota de sangue indígena a mais! Que as vidas ceifadas de Samuel, Gustavo e Nauí não sejam em vão.

Demarcação já!

19 de janeiro de 2023

Conselho Indigenista Missionário – Cimi Regional Leste

Leia mais

  • Indígenas pedem intervenção da Força Nacional para conter a violência no território Pataxó
  • Dois jovens indígenas Pataxó são assassinados no Extremo Sul da Bahia
  • Pataxó de 14 anos é assassinado em ataque na TI Comexatibá, na Bahia
  • “Quando o índio não está na sua terra, é porque já fomos expulsos à força da bala”, afirma cacique Pataxó
  • Povos Tupinambá e Pataxó ocupam estruturas da Sesai por saúde de qualidade e contra mudanças nas demarcações
  • Justiça Federal determina o despejo de 500 famílias Pataxó em benefício de empresa do setor imobiliário
  • A volta às aldeias Tupinambá e Pataxó
  • “O homem é terra que anda.” Demarcação de terras indígenas e crimes de atrocidade

Notícias relacionadas

  • A ambígua e ineficiente política indigenista brasileira. Entrevista especial com Egydio Schwade

    LER MAIS
  • Quinto vazamento de petróleo do ano pinta de preto a Amazônia peruana

    Horas depois do Dia Internacional dos Povos Indígenas, as imagens de fontes de água da Amazônia tingidas de petróleo volta[...]

    LER MAIS
  • A batalha do maracá contra o cassetete e a gravata

    "Foi gratificante acompanhar não apenas uma semana de mobilização pelos direitos dos povos e comunidades indígenas e tradicion[...]

    LER MAIS
  • Declaração do Fórum Mundial de Teologia e Libertação

    "Denunciamos a onda conservadora que se abate sobre o Congresso Nacional e os Projetos de emenda à Constituição que atentam con[...]

    LER MAIS
  • Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato

Av. Unisinos, 950 - São Leopoldo - RS
CEP 93.022-750
Fone: +55 51 3590-8213
humanitas@unisinos.br
Copyright © 2016 - IHU - Todos direitos reservados