• Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato
close
search
  • Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato
search

##TWEET

Tweet

Desmatamento no Cerrado cresce 25% e ultrapassa 10 mil km²

Mais Lidos

  • Especialistas internacionais e nacionais – Andrea Grillo, Maria Cristina Furtado, Faustino Teixeira, Ivone Gebara e Alzirinha Souza – apresentam suas primeiras impressões após a eleição de Robert Francis Prevost, o primeiro papa estadunidense da Igreja

    Papa Leão XIV. Desafios e expectativas. Algumas análises

    LER MAIS
  • Prevost, eleito Papa Leão XIV: o cardeal americano cosmopolita e tímido

    LER MAIS
  • O papa Leão XIV, o seu nome, a sua vestimenta e o seu discurso. Artigo de Jung Mo Sung

    LER MAIS

Vídeos IHU

  • play_circle_outline

    MPVM - 4º domingo de Páscoa – Ano C – A missão de cuidar da vida e cuidar da humanidade

close

FECHAR

Image

COMPARTILHAR

  • FACEBOOK

  • X

  • IMPRIMIR PDF

  • WHATSAPP

close CANCELAR

share

15 Dezembro 2022

Área perdida no bioma em 2022 é equivalente a sete vezes a cidade de São Paulo. Números foram divulgados nesta quarta-feira (14) pelo INPE.

A reportagem é de Cristiane Prizibisczki, publicada por o((eco)), 14-12-2022.  

O desmatamento no Cerrado aumentou 25% entre agosto de 2021 e julho de 2022, alcançando a marca de 10.688 quilômetros quadrados (km²). A cifra, que corresponde a uma área equivalente a sete vezes a cidade de São Paulo, é a maior desde 2015. A taxa anual de destruição do Cerrado foi divulgada nesta quarta-feira (14) pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE).

Este é o terceiro ano de alta no desmatamento do bioma. Em 2020, o Cerrado perdeu 7,9 mil km² de vegetação nativa. Em 2021, foram 8.531,44 km² de desmatamento, área equivalente a Rio Branco (AC), a terceira maior capital do país em extensão territorial.

A divulgação dos números acontece apenas uma semana após a aprovação da Lei Europeia antidesmatamento, que proíbe a entrada no mercado europeu de commodities produzidas em áreas florestais desmatadas após 31 de dezembro de 2020.

A lei não inclui ecossistemas como o Cerrado e a preocupação é que, ao restringir a produção com desmatamento na Amazônia, na Mata Atlântica e no Chaco, os biomas mais tipicamente florestais da América do Sul, a nova regulação possa causar “vazamento” do desmatamento para a savana brasileira, ampliando sua destruição.

“Mais uma vez o Cerrado é colocado como bioma de sacrifício. Os europeus deram uma sinalização importante para o mundo, mas perderam a oportunidade de fazer uma lei efetiva. O Cerrado é a principal fonte de desmatamento importado pela Europa hoje. Para nós, aumenta o risco do esgarçamento dos recursos hídricos, crise de abastecimento d’água e energética para os maiores centros urbanos do país, e o acirramento da violência no campo”, diz Guilherme Eidt, assessor de Políticas Públicas do Instituto Sociedade, População e Natureza (ISPN).

Em meados de novembro, o ISPN apoiou a publicação de um estudo mostrando que um terço do volume de águas do Cerrado pode ser perdido até 2050, caso a destruição do bioma continue no ritmo atual.

A organização explica que a água do Cerrado continua sendo exportada para China, União Europeia e Estados Unidos em forma de “água virtual”, que é aquela consumida na produção de commodities como soja e carne.

O Cerrado concentra oito nascentes das 12 bacias hidrográficas brasileiras, por isso é considerado a “caixa d’água” do país. É também no bioma onde acontece a maior expansão da produção de grãos do Brasil. A atividade foi a responsável por destruir quase 50% da cobertura original do Cerrado.

A mais recente edição das Projeções do Agronegócio, divulgada no final de novembro pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, prevê a expansão de 16% na área plantada na região do Matopiba – nome formado pela junção das siglas do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia – indo de cerca de 8 milhões de hectares para algo entre 10,3 a 12,7 milhões de hectares até a safra de 2031/2032. Esse território formado pelo MA, TO, BA e PI seria responsável por produzir de 40,2 milhões a 52 milhões de toneladas de grãos.

Desmatamento por estados

Segundo dados do INPE, o estado que mais devastou o bioma foi o Maranhão, com 2.834 km² de desmatamento, seguido pelo Tocantins (2.127 km²) e Bahia (1.428 km²). Esses três estados, junto com Piauí (1.189 km² desmatados), possuem as maiores porções de Cerrado e compõem a fronteira agrícola no Matopiba.

Além deles, Goiás foi responsável por 985 km² de supressão da vegetação nativa de Cerrado no período, Minas Gerais por 803 km², Mato Grosso por 742 km², Mato Grosso do Sul por 315 km², Pará por 244 km², Rondônia por 13 km² de desmatamento, além do Distrito Federal, com 5 km², São Paulo, com 4 km², e Paraná, com 0,18 km².

Novas regras para divulgação

A nota técnica do INPE está datada do dia 8 de novembro e, segundo apurou ((o))eco, os números foram enviados em seguida ao Governo Federal. A data em que ele veio a público, no entanto, representa uma novidade implementada pelo INPE, em acordo com o Governo Federal.

Segundo dados obtidos via Lei de Acesso à Informação (LAI), um acordo feito em abril entre o Instituto e o Ministro de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovações (MTCI) determinou que, a partir de agora, a divulgação das taxas anuais de desmatamento dos dois biomas monitorados seguirão um calendário fixo de divulgação: sempre às quarta-feiras, na 50ª semana do ano corrente para o Cerrado, e na 48ª semana do ano corrente para a Amazônia.

Leia mais

  • Cerrado. O pai das águas do Brasil e a cumeeira da América do Sul. Revista IHU On-Line, Nº. 382
  • O que foi dito sobre o Cerrado durante os GTs da transição
  • Lei Antidesmate da UE pode ir a voto dia 5, sem o Cerrado
  • 93% das bacias do Cerrado devem ter redução na disponibilidade de água
  • Cerrado Brasileiro já está mais quente e seco devido à devastação, mostra pesquisa
  • Desmatamento dobra no Cerrado
  • Cerrado: agricultura avança 508% concentrando renda e saqueando recursos naturais. Entrevista especial com Dhemerson Conciani
  • Parlamento Europeu inclui o Cerrado brasileiro em lei para barrar produtos de áreas desmatadas
  • Soja ocupa 10% do cerrado
  • Avanço do desmatamento aumenta o calor e a seca no Cerrado
  • Savana é a vegetação mais desmatada no Cerrado
  • Número de queimadas aumenta no Cerrado e na Amazônia
  • Avanço da agropecuária no Cerrado e na Amazônia reduz a biodiversidade

Notícias relacionadas

  • O impacto que está na mesa

    "Assim como existe uma rotulagem para os valores nutricionais, já há padrões estabelecidos para a rotulagem ambiental, só que [...]

    LER MAIS
  • “A nossa dor é uma só. Por isso devemos nos juntar para defender a nossa Mãe Terra!”

    LER MAIS
  • O ‘primo pobre’ pede socorro com urgência

    LER MAIS
  • ‘Terra sem lei’ e de ‘vale tudo’

    LER MAIS
  • Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato

Av. Unisinos, 950 - São Leopoldo - RS
CEP 93.022-750
Fone: +55 51 3590-8213
humanitas@unisinos.br
Copyright © 2016 - IHU - Todos direitos reservados