29 Julho 2022
“É necessário um líder que entre em diálogo com o governo para garantir benefícios há muito esperados para as comunidades dalits, que trabalhe dentro da Igreja para a educação e empoderamento dos católicos dalit e, no espírito de Fratelli Tutti, desafie diretamente os fiéis católicos para que finalmente superem as mentalidades de casta que herdaram e deixem florescer a solidariedade e as amizades que atravessam a casta e a etnia, a língua e a região. Anthony Poola, o cardeal da periferia das periferias, pode ter o dinamismo, a astúcia e a coragem de ser esse líder e essa voz”, escreve o jesuíta indiano Stanislau Alla, professor do Vidyajyoti College of Theology, Nova Délhi, Índia, em artigo publicado por The Tablet, 28-07-2022. A tradução é de Wagner Fernandes de Azevedo.
As humildes origens dalits de um dos homens que se tornarão cardeais no próximo mês foram manchetes em todo o mundo. Embora a Índia pós-independência tenha proibido a “intocabilidade”, suas manifestações ainda são perceptíveis de muitas maneiras sutis – inclusive dentro da Igreja.
Chinna Anthony Poola e sua esposa Arogyamma viviam em Chindukur, um vilarejo remoto na diocese de Kurnool, cerca de 320 quilômetros ao sul de Hyderabad, capital do estado de Telangana. A casa deles ficava na periferia da aldeia. Eles eram dalits, excluídos do sistema de castas, que em muitas aldeias da Índia não têm permissão para tocar nas bombas manuais que tiram água dos poços.
Os Poolas não tinham condições de mandar seus seis filhos para a escola, mas, graças à intervenção de um missionário, um filho pôde prosseguir seus estudos e ingressou em um seminário na vizinha diocese de Kadapa. Eles nunca imaginaram que um dia ele seria nomeado cardeal.
Dom Anthony Poola, arcebispo de Hyderabad, estava entre os novos cardeais anunciados pelo Papa Francisco em 29 de maio. Ele receberá seu chapéu vermelho em Roma no dia 27 de agosto, junto com outro novo cardeal indiano, o arcebispo Filipe Neri Ferrão da ex-colônia portuguesa de Goa. Eles se juntarão a outros três cardeais indianos com menos de 80 anos – Baselios Cleemis Thottunkal, George Alencherry e Oswald Gracias.
As humildes origens dalits de Poola foram manchetes em todo o mundo. Relembrando sua infância em Chindukur, ele disse a um repórter que “quando estávamos com sede e íamos à bomba da aldeia, pessoas de castas mais altas derramavam água em nossas mãos. Aceitamos esse estigma social”. Assim eram as coisas.
Além do primeiro cardeal dalit, Poola é também o primeiro cardeal que fala telugu, uma língua falada por mais de 75 milhões de pessoas, especialmente nos estados de Andhra Pradesh e Telangana, no sul da Índia. Missionários jesuítas franceses batizaram os telugus há mais de 300 anos.
Após sua ordenação, em 1992, Poola mergulhou no ministério pastoral. Um talentoso cantor e músico, ele compôs a música e as letras para hinos litúrgicos em Telugu. Em 2001 partiu para os Estados Unidos, onde trabalhou por dois anos como vigário assistente nas paróquias das dioceses de Kalamazoo e Chicago. Seu tempo nos EUA expôs Poola ao mundo maior e forneceu uma plataforma mais ampla para ele aprender com os outros e desenvolver seus próprios pontos de vista.
De volta à Índia, ele continuou seu trabalho na área de saúde e educação para os pobres. Ele era conhecido por sua disposição de se envolver em conversas sérias e frutíferas com os leigos. As sementes da Igreja mais sinodal, que ele abraçaria com entusiasmo, estavam sendo lançadas aqui. Muitos dizem que ouvir e aprender sempre estiveram entre os traços característicos de Poola.
Em 2008, ele foi chamado para liderar sua diocese natal, Kurnool, onde permaneceu até 2020. Uma diocese incipiente, Kurnool precisava de um líder dinâmico com uma visão ampla. Seus predecessores lançaram as bases, mas a diocese estava madura para a expansão pastoral. Poola aceitou o desafio. Ele alimentou mais vocações locais e encorajou as congregações religiosas a abrir suas casas aos fiéis e aos pobres.
Dom Anthonappa Chowrappa, nomeado administrador de Kurnool depois que Poola foi nomeado arcebispo de Hyderabad em novembro de 2020, me disse: “Dom Poola trabalhou incansavelmente para o crescimento espiritual dos fiéis na diocese. Durante seu tempo, 12 novas paróquias e vários centros missionários foram estabelecidos – uma conquista não pequena”.
Madhu Maddileti, jornalista freelancer que também trabalhou com o movimento juvenil católico na diocese de Kurnool, diz: “Ele é de fala mansa, afável e disponível, e qualquer um pode abordá-lo facilmente. Durante as visitas pastorais às aldeias ou quando as pessoas o visitavam no escritório, ele se lembrava e chamava cada um pelo nome, garantindo que ninguém fosse ignorado”.
Poola também aprendeu a ser firme, rápido e decisivo. Se a evangelização permaneceu central nas suas atividades apostólicas, a educação dos pobres estava mais próxima de seu coração. A irmã Anthonamma Pyreddy, superiora-geral da Congregação das Irmãs de Santa Ana Phirangipuram, diz que dom Poola “fez uma grande diferença na vida de muitos estudantes pobres, aos quais ele alcançou através de várias bolsas educacionais, particularmente para aqueles que vêm da famílias rurais e marginalizadas”. Na educação, Poola viu um imenso potencial para transformar a vida dos alunos, de toda a sua família e da sociedade em geral.
Ele conta que no momento do anúncio, em maio, estava viajando e não acreditou na notícia. Os católicos da Arquidiocese de Hyderabad, bem como a maior comunidade católica Telugu, acolheram com entusiasmo sua nomeação. Os católicos dalit em toda a Índia agradeceram ao Papa Francisco. No cardeal designado, a Igreja Católica indiana pode ter encontrado uma voz que possa falar por aqueles que vivem à margem e por aqueles que ainda são discriminados. O sistema de castas persiste teimosamente em múltiplas formas no subcontinente indiano e enfrentá-la será um trabalho difícil, mesmo para um cardeal conhecido por suas habilidades diplomáticas.
Desde que o antropólogo francês Louis Dumont publicou seu trabalho inovador “Homo Hierarchicus. O Sistema de Castas e Suas Implicações”, o mundo passou a conhecer mais sobre as castas, suas origens, manifestações, implicações e como ela estruturou e colonizou a vida e a mente dos índios por milênios. Embora simplifique um pouco, Dumont explica que na sociedade indiana tradicional quatro classes de pessoas (padres, soldados, comerciantes e trabalhadores camponeses) dividiam o bolo juntos – ainda que de forma desigual, e com muito conflito interno entre eles – mas mantinham os intocáveis (que na época não se chamavam dalits) e adivasis (povos tribais indígenas) fora do rebanho.
Enquanto os adivasis viviam nas florestas e eram explorados economicamente, os dalits, tachados de impuros e intocáveis, sobreviveram a atrocidades, opressão e discriminação terríveis. A Índia pós-independência proibiu a “intocabilidade”, mas suas manifestações ainda são perceptíveis de muitas maneiras sutis.
Infelizmente, uma aliança profana existiu por séculos entre a Igreja e o sistema de castas. Apesar das melhores intenções, os missionários, começando por São Francisco Xavier e outros, toleraram-na como uma prática social inextirpável. Os muitos dalits que abraçaram o cristianismo ao longo dos séculos descobriram que a discriminação contra eles persistia até mesmo na Igreja, em sua vida e práticas, em sua administração e na nomeação de bispos. Embora muito progresso tenha sido feito, ainda há muito a ser feito.
Depois de receber advertências dos papas João Paulo II, Bento XVI e Francisco, finalmente, em 2016, a Conferência Episcopal Católica da Índia publicou um documento histórico conhecido como “Política Dalit”. Seu título completo é revelador: “Política de empoderamento Dalit na Igreja Católica na Índia: um imperativo ético para construir comunidades inclusivas”. A política descreve o problema, fornece um roteiro e um plano de ação e faz algumas recomendações.
“A elevação de Poola é histórica, pois reconhece a demanda de meio século pelo reconhecimento eclesiástico da comunidade cristã dalit”, diz John Dayal, veterano jornalista católico e ativista de direitos humanos. “Isso trouxe alegria para toda a comunidade cristã indiana, especialmente após dois anos de terrível perseguição e ataques à liberdade religiosa”.
A crescente polarização baseada em identidades religiosas e a normalização da violência contra as minorias na Índia desafiam a Igreja Católica a defender a promessa de garantir justiça, liberdade, igualdade, fraternidade, bem como dignidade humana e direitos a tudo o que está consagrado na constituição indiana.
Em um contexto tão carregado e volátil, será necessária uma figura de excepcional agilidade política e destemor para defender os cristãos ameaçados e perseguidos da Índia e, simultaneamente, ser uma voz para os dalits. A engenharia política e social, juntamente com fatores econômicos e culturais, tornam a casta um assunto muito complexo, sensível e emotivo.
Para enfrentar as desigualdades e a discriminação de castas, é necessário um líder que entre em diálogo com o governo para garantir benefícios há muito esperados para as comunidades dalits, que trabalhe dentro da Igreja para a educação e empoderamento dos católicos dalit e, no espírito de Fratelli Tutti, desafie diretamente os fiéis católicos para que finalmente superem as mentalidades de casta que herdaram e deixem florescer a solidariedade e as amizades que atravessam a casta e a etnia, a língua e a região.
Anthony Poola, o cardeal da periferia das periferias, pode ter o dinamismo, a astúcia e a coragem de ser esse líder e essa voz.
FECHAR
Comunique à redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:
A histórica elevação de um arcebispo dalit ao Colégio de Cardeais: dom Anthony Poola - Instituto Humanitas Unisinos - IHU