“Um dia, o pensamento cristão descobrirá a profunda contradição entre o espírito que anima o capitalismo e o espírito que anima o projeto de vida desejado por Jesus”

Foto: Derrick Treadwell | Unsplash

Mais Lidos

  • Às leitoras e aos leitores

    LER MAIS
  • Diaconato feminino: uma questão de gênero? Artigo de Giuseppe Lorizio

    LER MAIS
  • Venezuela: Trump desferiu mais um xeque, mas não haverá xeque-mate. Artigo de Victor Alvarez

    LER MAIS

Assine a Newsletter

Receba as notícias e atualizações do Instituto Humanitas Unisinos – IHU em primeira mão. Junte-se a nós!

Conheça nossa Política de Privacidade.

Revista ihu on-line

O veneno automático e infinito do ódio e suas atualizações no século XXI

Edição: 557

Leia mais

Um caleidoscópio chamado Rio Grande do Sul

Edição: 556

Leia mais

Entre códigos e consciência: desafios da IA

Edição: 555

Leia mais

26 Julho 2022

 

  • “Não podemos ser fiéis a um Deus Pai que busca justiça, solidariedade e fraternidade para todos e ao mesmo tempo viver dependentes de nossos bens e riquezas”.

 

  • "É tolice dedicar as melhores energias e esforços para adquirir e acumular riqueza".

 

  • Pagola: "Deus não pode reinar na vida de quem é dominado pelo dinheiro".

 

O comentário é de Jose Antonio Pagola, teólogo espanhol, publicado por Religión Digital, 25-07-2022.

 

Uma das características mais marcantes da pregação de Jesus é a lucidez com que soube desmascarar o poder alienante e desumanizador contido nas riquezas.

 

A visão de Jesus não é a de um moralista que se preocupa com a forma como adquirimos nossos bens e como os usamos. O risco de quem vive desfrutando de suas riquezas é esquecer sua condição de filho de um Deus Pai e irmão de todos.

 

Daí o seu grito de advertência: « Não podeis servir a Deus e ao dinheiro ». Não podemos ser fiéis a um Deus Pai que busca justiça, solidariedade e fraternidade para todos e ao mesmo tempo viver dependentes de nossos bens e riquezas.

 

O dinheiro pode dar poder, fama, prestígio, segurança, bem-estar... solidariedade com os outros. Deus não pode reinar na vida de alguém que é dominado pelo dinheiro.

 

Foto: Vitaly Taranov | Unsplash

 

Servir a Deus e ao dinheiro

 

A raiz profunda é que as riquezas despertam em nós o desejo insaciável de ter sempre mais. E então cresce na pessoa a necessidade de acumular, capitalizar e possuir sempre cada vez mais. Jesus considera a vida daqueles proprietários de terras na Palestina, obcecados em armazenar suas colheitas em celeiros cada vez maiores, uma verdadeira loucura. É tolice dedicar as melhores energias e esforços para adquirir e acumular riqueza.

 

Quando, no final, Deus se aproxima do rico para recolher sua vida, fica claro que ele a desperdiçou. Sua vida carece de conteúdo e valor. "Tolice…". "Assim é aquele que acumula riquezas para si mesmo e não é rico diante de Deus".

 

Um dia, o pensamento cristão descobrirá com lucidez que hoje não temos a contradição profunda entre o espírito que anima o capitalismo e o espírito que anima o projeto de vida desejado por Jesus. Essa contradição não se resolve com a profissão de fé de quem vive com espírito capitalista ou com toda a caridade que pode fazer com seus lucros.

 

Leia mais