04 Outubro 2021
A nova secretária geral da Pontifícia Universidade Urbaniana é a irmã escalabriniana Pietra Luana (Etra) Modica. A nomeação foi assinada pelo cardeal Luis Antonio Gokin Tagle, prefeito da Congregação para a Evangelização dos Povos e Grão-Chanceler da universidade missionária. É a primeira vez desde a sua fundação, em 1627, que esse cargo é atribuído a uma mulher.
A reportagem é publicada por Agência Fides, 02-10-2021. A tradução é Luisa Rabolini.
“Agradeço ao Cardeal Tagle e à Congregação das Irmãs Missionárias Escalabrinianas – explica a Irmã Etra em nota enviada à Agência Fides -. Trago para a minha história o carisma a serviço dos migrantes, porque a formação é uma das chaves da integração e de novas oportunidades também para as religiosas que vêm de diversos países e estudam na Universidade Urbaniana”. A Universidade foi fundada no século XVII com um propósito profundo: formar missionários e, assim, confrontar-se com os povos do mundo. Basicamente, já na época foi criado em Roma um "observatório global", capaz de apontar caminhos educativos que para fortalecer o diálogo e o confronto.
“Em comunhão com as conselheiras gerais, com todas as Irmãs Escalabrinianas e em comunhão com a família escalabriniana, agradeço ao Cardeal Tagle a nomeação da Irmã Etra Luana Modica – explica a Irmã Neusa de Fátima Mariano, Superiora Geral das Escalabrinianos - que é para nos um reconhecimento de nossa missão com os migrantes e os refugiados. Acolhemos isso como um serviço à Igreja, com uma visão internacional”. A irmã Etra Modica tem uma vasta experiência no campo da formação e na pastoral migratória, tendo desempenhado vários cargos na sua própria Congregação e no âmbito de vários órgãos eclesiais.