Quão seguro é se fartar de pão?

Foto: Unsplash

Mais Lidos

  • “Discursos desse tipo ameaçam a democracia de forma evidente, são discursos que criam desconfiança nas instituições, em um país como o Brasil, onde a democracia não voltou há muito tempo”, afirma o pesquisador

    Polarização política brasileira e o extremismo disfarçado de encanto. Entrevista especial com Paolo Demuru

    LER MAIS
  • Lula em reunião do G-7: "Eu nunca fui de esquerda"

    LER MAIS
  • O cardeal Camillo Ruini, teólogo anticomunista que liderou a Conferência Episcopal Italiana durante a era Berlusconi, faleceu

    LER MAIS

Revista ihu on-line

Aceleracionismo Amazônico

Edição: 559

Leia mais

Natal. A poesia mística do Menino Deus no Brasil profundo

Edição: 558

Leia mais

O veneno automático e infinito do ódio e suas atualizações no século XXI

Edição: 557

Leia mais

23 Agosto 2021



Novas técnicas agrícolas e genéticas têm ameaçado a sadia qualidade do trigo.

“Presentemente, avanços científicos e tecnológicos têm ameaçado a sadia qualidade do trigo. No Brasil, o pão nosso de cada dia pode nos dar hoje resíduos de até 108 diferentes ingredientes ativos de agrotóxicos, com o agravante de que 39 deles (36,1%) já são proibidos em outros países”, escreve Rubens Onofre Nodari, doutor em agronomia, professor titular da UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina) e Sonia Corina Hess, doutora em química, professora titular da UFSC, em artigo publicado no jornal Folha de S. Paulo, 23-08-2021.


Os professores informam que “a mais recente ameaça é o trigo transgênico. Desenvolvida na Argentina, uma variedade de trigo transgênica, que tolera mais estresses hídricos de seca, é também resistente a herbicidas à base de glufosinato de amônio. Esses herbicidas, autorizados para uso na dessecação de trigo no Brasil, já foram proibidos em alguns países. Tal variedade transgênica de trigo está em análise na CTNBio (Comissão Técnica Nacional de Biossegurança), que poderá decidir pela autorização do consumo e do cultivo no Brasil”.


A íntegra do artigo pode ser lida aqui.

 

Leia mais