16 Julho 2021
“Bolsonaro pode contar com o apoio e até reza brava de certo eleitor por sua saúde: o citado Lula. Exceto o próprio Bolsonaro, ninguém mais do que Lula quer ver Bolsonaro em 2022, e vice-versa. Um sem o outro derrete. Daí Bolsonaro repisa a corrupção do PT para esconder a de seu governo. Já Lula silencia quanto à corrupção de Bolsonaro para que o vento não a atire de volta contra si. Abstém-se até de uma acusação que Bolsonaro nunca poderia devolver-lhe: a de comandar um governo assassino. Lula precisa de Bolsonaro vivo - e candidato” – Ruy Castro, jornalista e escritor – Folha de S. Paulo, 16-07-2021.
“O maior desafio não é educar os pobres, é civilizar os ricos” – Angela Alonso, professora de sociologia da USP e pesquisadora do Centro Brasileiro de Análise e Planejamento – Folha de S. Paulo, 16-07-2021.
“A 'nova polític' está por toda parte. Chegou ao poder federal com Jair Bolsonaro ('sem partido!') e ao governo de vários estados, como o Rio de Janeiro de Wilson Witzel, que pelo menos já foi para a cadeia. Neste ano, os 'homens novos' assumiram de vez o comando da Câmara, com Arthur Lira (PP-AL), cúmplice maior do presidente, seu premiê e regente da avacalhação nacional. Esse casamento de inconveniência acaba por gerar uma cambulhada de indignidades, tal como o golpe do fundão eleitoral. (...) O aumento do fundo eleitoral de R$ 1,8 bilhão para R$ 5,7 bilhões em 2022 (o dinheiro extra equivale a 11% do Bolsa Família)” – Vinicius Torres Freire, jornalista – Folha de S. Paulo, 16-07-2021.
“O governo Bolsonaro não tem projeto político e líderes para negociar um programa legislativo. Não é mesmo capaz de propor projetos com um mínimo de competência técnica e compostura —considere-se o papelucho bisonho que Paulo Guedes quis passar como “reforma do IR”. Quanto ao Congresso, Bolsonaro apenas arrumou um centrão para chamar de seu e evitar o impeachment. Em troca, Lira e sua turma entregam umas “reformas” mambembes e ficam à vontade para tocar a balbúrdia, para não dizer outra coisa” – Vinicius Torres Freire, jornalista – Folha de S. Paulo, 16-07-2021.
“A CPI da Covid deve avançar com cautela sobre Braga Netto. Por ora, a ideia, segundo senadores do G7, é deixar para colher o depoimento do general mais para frente. Também há intenção de deixar claro que o interesse está menos no papel dele como ministro da Defesa e mais na atuação como palaciano, ex-Casa Civil que coordenou os trabalhos do governo no enfrentamento à pandemia. Se Braga Netto fosse convocado agora, como defenderam alguns senadores, poderia parecer mera reação ao estresse com as Forças Armadas na semana passada” – Coluna do Estadão – O Estado de S. Paulo, 16-07-2021.
“É justamente essa politização, segundo a cúpula da CPI, que os governistas buscam. Querem criar narrativa de que a comissão tenta investigar a instituição das Forças Armadas, o que não é verdade” – Coluna do Estadão – O Estado de S. Paulo, 16-07-2021.
“Ao menos publicamente até 20h30 desta quinta-feira, 15, nenhum chefe de Poder ou de casa legislativa havia desejado em nota ou em redes sociais pronta recuperação a Bolsonaro, internado em São Paulo” – Coluna do Estadão – O Estado de S. Paulo, 16-07-2021.
“Eduardo Leite passou ontem, sem alarde, por São Paulo. A agenda incluiu conversas com tucanos da tropa “alckmista” do partido, que está em pé de guerra com João Doria. Mas não conseguiu ficar na cidade para um almoço com a executiva do diretório do PSDB no Estado. Teve que voltar para Porto Alegre por causa de um grande incêndio na secretaria de Segurança do Rio Grande do Sul. Aliados do ex-governador de SP dizem que se ele ficar no partido até novembro, quando ocorrem as prévias do PSDB, Leite teria uma base de apoio importante no estado” – Sônia Racy, jornalista – O Estado de S. Paulo, 16-07-2021.