27 Mai 2021
“Lembremo-nos sempre de que o discernimento é uma graça” (Papa Francisco)
Em comunhão com Deus e o próximo, mergulhar no sentido mais profundo de nossa existência, tomar decisões e assumir dinâmicas de vida, vislumbrar horizontes e se comprometer com a causa de Jesus.
“Hoje em dia, tornou-se particularmente necessária a capacidade de discernimento, porque a vida atual oferece enormes possibilidades de ação e distração, sendo-nos apresentadas pelo mundo como se fossem todas válidas e boas”, recorda-nos o Papa Francisco, na Exortação Apostólica Gaudete et Exsultate: sobre a chamada à santidade no mundo atual (n. 167).
“O discernimento orante exige partir da predisposição para escutar: o Senhor, os outros, a própria realidade que não cessa de nos interpelar de novas maneiras. Somente quem está disposto a escutar é que tem a liberdade de renunciar ao seu ponto de vista parcial e insuficiente, aos seus hábitos, aos seus esquemas”, também nos alerta na mesma exortação (n. 172).
Nesta trilha do discernimento, no dia 03 de julho (um sábado), às 10h, realizaremos um momento de reflexão (online) com o tema O discernimento em Inácio de Loyola, com a presença de Roberto Jaramillo, SJ.
Você poderá acompanhar o debate pelos seguintes canais:
- Página no Facebook do CEPAT;
- Canal no Youtube do CEPAT;
- Sítio do Instituto Humanitas Unisinos – IHU.
- Faça sua inscrição acessando este link: https://bit.ly/3ox5svb
Roberto Jaramillo Bernal, padre jesuíta colombiano, filósofo, teólogo e doutor em Antropologia pela EHESS, Paris, é o atual presidente da Conferência dos Provinciais Jesuítas da América Latina – CPAL.
FECHAR
Comunique à redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:
O discernimento em Inácio de Loyola, momento de reflexão no Cepat - Instituto Humanitas Unisinos - IHU