• Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato
close
search
  • Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato
search

##TWEET

Tweet

A redução das filiações cristãs e o aumento dos sem religião nos Estados Unidos

Mais Lidos

  • Robert Prevost insiste em seus discursos e aparições públicas na defesa intransigente da paz, em certo modo como continuidade à postura de Francisco, mas também como sintoma da brutalidade e violência de nossos tempos

    Papa Leão XIV: primeiras impressões de um novo pontificado. Massimo Faggioli, Brenda Carranza e Luís Corrêa Lima

    LER MAIS
  • Sempre à beira de se converter em ditaduras, democracias liberais burguesas operam formalmente, via estado de exceção; devir-Gaza do mundo está em curso, sob a coalização EUA-Israel em uma guerra civil planetária

    A democracia liberal como condição de surgimento do fascismo. Entrevista especial com Rodrigo Karmy Bolton

    LER MAIS
  • Um papa contra a polarização que ataca as raízes ideológicas de Trump

    LER MAIS

Vídeos IHU

  • play_circle_outline

    MPVM - 4º domingo de Páscoa – Ano C – A missão de cuidar da vida e cuidar da humanidade

close

FECHAR

Image

COMPARTILHAR

  • FACEBOOK

  • X

  • IMPRIMIR PDF

  • WHATSAPP

close CANCELAR

share

09 Mai 2020

"Os Estados Unidos continuam sendo o maior país cristão do mundo e devem manter este posto ao longo das próximas décadas. Mas tende a ser um país cada vez mais secularizado, desencantado (na expressão de Max Weber) e com alto grau de pluralidade religiosa. De certa forma, os EUA estão se aproximando das outras democracias ocidentais ricas onde a religião tem um peso menor nos destinos econômicos e políticos das nações", escreve José Eustáquio Diniz Alves, doutor em demografia, em artigo publicado por EcoDebate, 08-05-2020.

Eis o artigo.

Existe uma forte correlação negativa entre maior religiosidade e renda per capita nacional. Em todos os países que possuem renda per capita superior a US$ 30 mil (em poder de paridade de compra – ppp) há menos de 50% da população rezando diariamente. E, em todos os países onde mais de 50% da população reza diariamente, a renda per capita é menor do que US$ 30 mil, com exceção dos Estados Unidos da América (EUA). Parece que fé demais é um empecilho ao desenvolvimento econômico, ao bem-estar e à qualidade de vida.

Entre as ricas democracias ocidentais, os EUA ainda são o país mais religioso e o mais devoto. Porém, este quadro está mudando rapidamente no século XXI. Nas pesquisas telefônicas do Pew Research Center, realizadas em 2018 e 2019, 63% dos adultos americanos se descrevem como cristãos quando perguntados sobre sua religião, uma queda de 12 pontos percentuais em relação a 2007 (quando havia 75% de cristãos). Os protestantes caíram de 51% para 43% e os católicos caíram de 24% para 20%, no mesmo período.

Fonte: PEW Research Center

Enquanto isso, a parcela religiosamente não afiliada da população, composta por pessoas que descrevem sua identidade religiosa como ateu, agnóstico ou “nada em particular”, passou de 16% em 2007 para 26% em 2018/2019. Ou seja, o percentual de pessoas que se declaram sem religião subiu quase 1% ao ano e já compõe uma percentagem de ¼ da população norte-americana. Ateus e agnósticos já representam 9% da população total.

A nova pesquisa PEW, confirma que a participação religiosa está diminuindo nos EUA. Os dados mostram que, assim como as taxas de afiliação religiosa, as taxas de frequência aos cultos/missas estão diminuindo. Em pouco mais de uma década, a parcela de americanos que afirmam frequentar serviços religiosos pelo menos uma ou duas vezes por mês caiu 7 pontos percentuais, enquanto a participação de quem diz que frequenta serviços religiosos com menos frequência (se é que existe) aumentou no mesmo grau. Em 2009, os frequentadores regulares de cultos (aqueles que frequentam os cultos religiosos pelo menos uma ou duas vezes por mês) superaram os que frequentavam os cultos apenas ocasionalmente ou nem todos, com uma margem de 52% a 47%. Hoje esses números são invertidos; agora mais americanos dizem que frequentam serviços religiosos algumas vezes por ano ou menos (54%) do que dizem que frequentam pelo menos mensalmente (45%).

Além disso, os dados das pesquisas PEW mostram uma grande divisão nos níveis de afiliação e participação religiosa entre os americanos mais velhos (Baby Boomers e membros da Geração Silenciosa) e a geração do milênio. Mais de oito em cada dez membros da Geração Silenciosa (nascidos entre 1928 e 1945) se descrevem como cristãos (84%), assim como três quartos dos Baby Boomers (76%). Em contraste, apenas metade da geração do milênio (49%) se descreve como cristã; quatro em cada dez são não religiosos e um em cada dez milenistas se identifica com crenças não-cristãs.

Sem embargo, os Estados Unidos continuam sendo o maior país cristão do mundo e devem manter este posto ao longo das próximas décadas. Mas tende a ser um país cada vez mais secularizado, desencantado (na expressão de Max Weber) e com alto grau de pluralidade religiosa. De certa forma, os EUA estão se aproximando das outras democracias ocidentais ricas onde a religião tem um peso menor nos destinos econômicos e políticos das nações.

Referências

ALVES, JED. Os países mais religiosos são os mais pobres e os menos religiosos os mais ricos, Ecodebate, 24/10/2018. Disponível aqui.

ALVES, JED. Transição religiosa e secularização nos Estados Unidos, Ecodebate, 12/06/2017. Disponível aqui.

PEW. In U.S., Decline of Christianity Continues at Rapid Pace. An update on America’s changing religious landscape, October 17, 2019. Disponível aqui.

Leia mais

  • Os países mais religiosos são os mais pobres e os menos religiosos os mais ricos
  • Transição religiosa e secularização nos Estados Unidos
  • O coronavírus e a miopia (religiosa) em massa. Artigo de Massimo Faggioli
  • Uma nova classe média sem religião? Entrevista especial com Jorge Cláudio Ribeiro
  • O Ocidente, já sem religião, gera bombas. Entrevista com Vito Mancuso
  • Mais americanos rejeitam a religião, mas fiéis seguem firmes na fé
  • Os sem religião avançam nos extremos da pirâmide social
  • Sociedades sem Deus: por que os países menos religiosos são os mais satisfeitos socialmente. Entrevista especial com o sociólogo Phil Zuckerman
  • Sem filiação religiosa. "Um contingente significativo e heterogêneo". Entrevista especial com Emerson Alessandro Giumbelli
  • A transição religiosa na América Latina e no Brasil
  • A transição religiosa em ritmo acelerado no Brasil
  • Uma projeção linear da transição religiosa no Brasil: 1991-2040
  • Bélgica e Holanda, países mais religiosos da Europa, estão na vanguarda na batalha pela "doce morte"
  • Os países mais e menos religiosos do planeta
  • O panorama das mudanças religiosas na América Latina
  • Transição religiosa e secularização nos Estados Unidos
  • Religiões, política e Estado laico: como superar equívocos

Notícias relacionadas

  • Disciplina, harmonia e equilíbrio: as religiões chinesas e a construção da paz. Entrevista especial com Adriano Jagmin D’Ávila

    LER MAIS
  • Igreja e internet: uma relação de amor e ódio. Entrevista especial com Moisés Sbardelotto

    Embora a Igreja tenha mantido uma relação de amor e ódio com os meios de comunicação e, em especial, com as mídias digitais,[...]

    LER MAIS
  • EUA. Irmãs abrem Assembleia 2016 da LCWR com ênfase no diálogo contemplativo

    Na terça-feira à noite, 09-08-2016, a presidente da Conferência de Liderança das Religiosas (Leadership Conference of Women Re[...]

    LER MAIS
  • @Pontifex e os sacros tuítes: As redes sociais digitais segundo Bento XVI

    A mensagem de Bento XVI para o 47º Dia Mundial das Comunicações Sociais lança os desafios do papa à própria Igreja com rela[...]

    LER MAIS
  • Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato

Av. Unisinos, 950 - São Leopoldo - RS
CEP 93.022-750
Fone: +55 51 3590-8213
humanitas@unisinos.br
Copyright © 2016 - IHU - Todos direitos reservados