• Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato
close
search
  • Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato
search

##TWEET

Tweet

O panorama das mudanças religiosas na América Latina

Mais Lidos

  • Robert Prevost insiste em seus discursos e aparições públicas na defesa intransigente da paz, em certo modo como continuidade à postura de Francisco, mas também como sintoma da brutalidade e violência de nossos tempos

    Papa Leão XIV: primeiras impressões de um novo pontificado. Massimo Faggioli, Brenda Carranza e Luís Corrêa Lima

    LER MAIS
  • Sempre à beira de se converter em ditaduras, democracias liberais burguesas operam formalmente, via estado de exceção; devir-Gaza do mundo está em curso, sob a coalização EUA-Israel em uma guerra civil planetária

    A democracia liberal como condição de surgimento do fascismo. Entrevista especial com Rodrigo Karmy Bolton

    LER MAIS
  • Um papa contra a polarização que ataca as raízes ideológicas de Trump

    LER MAIS

Vídeos IHU

  • play_circle_outline

    MPVM - 4º domingo de Páscoa – Ano C – A missão de cuidar da vida e cuidar da humanidade

close

FECHAR

Image

COMPARTILHAR

  • FACEBOOK

  • X

  • IMPRIMIR PDF

  • WHATSAPP

close CANCELAR

share

15 Junho 2017

"Trabalho de Somma et. al. (2017), usando dados da pesquisa do Latinobarómetro, traz um mapeamento do perfil religioso das populações adultas de dezessete países latino-americanos entre 1996 e 2013. Os autores consideram que o panorama religioso atual da região é altamente dinâmico e está se tornando cada vez mais plural na maioria dos países. As mudanças não só derivam do crescimento dos evangélicos, mas também do forte aumento dos indivíduos sem religião", escreve José Eustáquio Diniz Alves, doutor em demografia e professor titular do mestrado e doutorado em População, Território e Estatísticas Públicas da Escola Nacional de Ciências Estatísticas – ENCE/IBGE, em artigo publicado por EcoDebate, 14-06-2017.

Eis o artigo.


Figura 1. Evolução das identidades religiosas na América Latina. 1996-2013. (Foto: EcoDebate)

Quinhentos anos depois da chegada do catolicismo, com Cristóvão Colombo, em 1492, e com Pedro Álvarez Cabral, em 1500, a América Latina passa por uma grande transformação em seu panorama religioso. David Stoll, em livro publicado em 1990, já perguntava, de maneira um tanto quanto precoce e presciente, se a América Latina estava se tornando evangélica.

De fato, os dados ainda não indicavam uma transição religiosa na década de 1980. Contudo, já havia algumas indicações de mudanças no panorama religioso que foram ficando claras nas décadas seguintes. Havia um terremoto ocorrendo na estrutura religiosa latino-americana, pois, os católicos estavam em declínio, os evangélicos e os sem religião em ascensão e outras religiões também cresciam, tornando o continente mais plural e diversificado.

Trabalho de Somma et. al. (2017), usando dados da pesquisa do Latinobarómetro, traz um mapeamento do perfil religioso das populações adultas de dezessete países latino-americanos entre 1996 e 2013. Os autores consideram que o panorama religioso atual da região é altamente dinâmico e está se tornando cada vez mais plural na maioria dos países. As mudanças não só derivam do crescimento dos evangélicos, mas também do forte aumento dos indivíduos sem religião.

O país menos católico da América Latina é o Uruguai, que também tem a maior proporção de habitantes que se declaram sem religião. A transição religiosa no Uruguai acontece entre católicos e os sem religião, mostrando um país altamente secularizado. A quantidade de filiações evangélicas é muito pequena, perdendo, inclusive para as outras religiões não cristãs.

Os países com maiores percentuais de evangélicos são Guatemala e Honduras. Em seguida, aparecem El Salvador e Nicarágua. Estes quatro países são aqueles em que a mudança de hegemonia entre católicos e evangélicos está mais adiantada.

Numa etapa intermediária da transição estão Chile, Brasil e Costa Rica, sendo que a proporção de católicos no Chile é menor do que no Brasil, mas tanto o Chile como a Costa Rica possuem maior proporção de pessoas que se declaram sem religião, enquanto no Brasil os evangélicos ocupam o segundo lugar.

Panamá, Bolívia, México, Argentina, Peru, Venezuela e Colômbia são países que estão numa etapa inicial da transição religiosa, pois a presença dos católicos, embora em queda relativa, ainda se encontra na faixa de 70 a 80%. Os dois países que apresentam as menores mudanças são Equador e Paraguai, onde os católicos continuam com mais de 80% das filiações religiosas, como pode ser visto na figura abaixo.

IMAGEM COM DIV


Figura 3. Proporção de grupos religiosos por país (média 1996-2013) (Foto: EcoDebate)

O que se conclui é que o monopólio católico na América Latina está se diluindo, enquanto cresce, em diferentes ritmos, os evangélicos (especialmente os pentecostais) e os sem religião, mostrando a força do processo de secularização na região. Nunca houve tanta desafeição e tantas pessoas que se declaram sem religião.

O artigo de Somma et. al. (2017) mostra que a América Latina é um dos continentes que apresenta maior dinamismo no cenário religioso e onde há muito o que se debater nos temas da secularização e da competição religiosa. O quadro nacional é bastante diverso, mas o fato incontestável é que a competição entre igrejas e a apostasia vão definir o futuro religioso da América Latina.

Referências:

ALVES, JED. Uma projeção linear da transição religiosa no Brasil: 1991-2040, Ecodebate, 11/01/2017

STOLL, David. Is Latin America turning protestant? The politics of Evangelical Growth. University of California Press, 1990

Nicolas M. Somma, Matíuas A. Bargsted, Eduardo Valenzuela. Mapping religious change in Latin America, Latin American Politics and Society, 2017

Leia mais

  • Uma projeção linear da transição religiosa no Brasil: 1991-2040
  • Uma nova classe média sem religião? Entrevista especial com Jorge Cláudio Ribeiro
  • Transição religiosa e secularização nos Estados Unidos
  • A transição religiosa em ritmo acelerado no Brasil
  • Mais americanos rejeitam a religião, mas fiéis seguem firmes na fé
  • Os sem religião avançam nos extremos da pirâmide social
  • Sociedades sem Deus: por que os países menos religiosos são os mais satisfeitos socialmente. Entrevista especial com o sociólogo Phil Zuckerman
  • Sem filiação religiosa. "Um contingente significativo e heterogêneo". Entrevista especial com Emerson Alessandro Giumbelli
  • A transição religiosa na América Latina e no Brasil
  • A desafeição religiosa de jovens e adolescentes. Entrevista especial com Pedro Ribeiro de Oliveira
  • Em mudança dramática, a igreja americana está mais evangélica que nunca
  • Bispos na CNBB estão assustados com queda do nº de católicos
  • Catolicismo no Brasil em Declínio: os dados do Censo de 2010

Notícias relacionadas

  • Disciplina, harmonia e equilíbrio: as religiões chinesas e a construção da paz. Entrevista especial com Adriano Jagmin D’Ávila

    LER MAIS
  • Igreja e internet: uma relação de amor e ódio. Entrevista especial com Moisés Sbardelotto

    Embora a Igreja tenha mantido uma relação de amor e ódio com os meios de comunicação e, em especial, com as mídias digitais,[...]

    LER MAIS
  • Antes da eutanásia, jovem faz festa de dois dias com música, filme e pizza

    Um violoncelo, uma harmônica, o filme favorito, pizzas e coquetéis. Betsy Davis morreu com uma injeção letal de medicamentos d[...]

    LER MAIS
  • @Pontifex e os sacros tuítes: As redes sociais digitais segundo Bento XVI

    A mensagem de Bento XVI para o 47º Dia Mundial das Comunicações Sociais lança os desafios do papa à própria Igreja com rela[...]

    LER MAIS
  • Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato

Av. Unisinos, 950 - São Leopoldo - RS
CEP 93.022-750
Fone: +55 51 3590-8213
humanitas@unisinos.br
Copyright © 2016 - IHU - Todos direitos reservados