A primeira “abelha influencer” quer conscientizar sobre o perigo do declínio de sua espécie

Fonte: Instagram

Mais Lidos

  • A rocha que sangra: Francisco, a recusa à OTAN e a geopolítica da fragilidade (2013–2025). Artigo de Thiago Gama

    LER MAIS
  • Niceia 1.700 anos: um desafio. Artigo de Eduardo Hoornaert

    LER MAIS
  • Congresso arma pior retrocesso ambiental da história logo após COP30

    LER MAIS

Revista ihu on-line

O veneno automático e infinito do ódio e suas atualizações no século XXI

Edição: 557

Leia mais

Um caleidoscópio chamado Rio Grande do Sul

Edição: 556

Leia mais

Entre códigos e consciência: desafios da IA

Edição: 555

Leia mais

06 Novembro 2019

O mundo em que vivemos está mudando e essas mudanças nem sempre são positivas. A natureza e os animais que povoam o planeta estão sofrendo as consequências da crise climática. A agricultura industrial, os parasitas, as doenças e outros fatores estão levando algumas espécies à beira da extinção. Um dos insetos que estão em perigo são as abelhas, cuja população está em declínio.

A reportagem é publicada por La Vanguardia, 03-11-2019. A tradução é do Cepat.

Isso faz com que cada vez mais surjam coletivos que estão fazendo tudo o que é possível para conscientizar a população sobre os perigos de que esses insetos desapareçam da terra. Uma das iniciativas mais chamativas e originais é a de uma “abelha instagrammer”, chamada B. Seu perfil no Instagram já tem mais de 126.000 seguidores e em suas fotos aparece posando em diferentes situações e em lugares ao redor do mundo.

Obviamente, é uma abelha feita com CGI, e por trás da conta está a organização Foundation de France, uma rede filantrópica criada pelo governo da França para enfrentar o declínio da população de abelhas. A organização sem fins lucrativos, Bee Fund, tem como objetivo arrecadar fundos para essa causa. “Na França, mais de 30% das colônias de abelhas desaparecem a cada ano. Proteger as abelhas também significa proteger os seres humanos”, explica a organização Bee Fund.

O objetivo da B é salvar o mundo, gerando rendas com publicidade através das redes sociais e depois doando tudo para a ONG Bee Fund. Isso significa que, quanto mais seguidores tiver, mais fácil será alcançar seu objetivo. A conta da B é realmente muito semelhante ao restante dos influencers do Instagram: fotos perfeitas em lugares incríveis, posturas de ioga matinal na natureza, respostas a seus seguidores em sua banheira e tudo o mais que nos acostumamos na rede.

Leia mais