Consistório do Papa Francisco para criar novos cardeais no final de junho?

Foto: Vatican News

Mais Lidos

  • “Meu pai espiritual, Santo Agostinho": o Papa Leão XIV, um ano depois. Artigo de Carlos Eduardo Sell

    LER MAIS
  • Aumento dos diagnósticos psiquiátricos na infância, sustentado por fragilidades epistemológicas e pela lógica da detecção precoce, contribui para a medicalização da vida e a redefinição de experiências comuns como patologias

    A infância como problema. Patologização e psiquiatrização de crianças e adolescentes. Entrevista especial com Sandra Caponi

    LER MAIS
  • A mineração de terras raras tem o potencial de ampliar a perda da cobertura vegetal nas áreas mineradas, além de aumentar a poluição por metais tóxicos e elementos químicos radioativos que são encontrados associados às terras raras, afirma o pesquisador da UFRGS

    Exploração de terras raras no RS: projeto põe recursos naturais em risco e viabiliza catástrofes. Entrevista especial com Joel Henrique Ellwanger

    LER MAIS

Revista ihu on-line

Natal. A poesia mística do Menino Deus no Brasil profundo

Edição: 558

Leia mais

O veneno automático e infinito do ódio e suas atualizações no século XXI

Edição: 557

Leia mais

Um caleidoscópio chamado Rio Grande do Sul

Edição: 556

Leia mais

03 Mai 2019

Alguns sites portugueses, em geral fontes bastante confiáveis, acabam de informar que haverá um Consistório do Papa Francisco daqui a dois meses para criar novos cardeais e entre os futuros cardeais se destaca o nome do Arcebispo José Tolentino de Mendonça (nascido em Portugal, Machico, 15 de dezembro de 1965, nomeado Arquivista e Bibliotecário de Santa Romana Igreja em 28 de junho, portanto sucessor do Arcebispo Jean-Louis Brugues, O.P. (26 de junho de 2012 - 31 de agosto de 2018).

A informação foi publicada por Il Sismógrafo, 02-05-2019. A tradução é de Luisa Rabolini.

Sabe-se que até o final do ano será necessário realizar um Consistório para criar novos cardeais porque o número dos eleitores (em um eventual Conclave) daqui a sete meses estará bem abaixo do número recomendado por Paulo VI, de 120. As duas hipóteses que circulam na mídia são: 28-29 de junho (Festa dos Apóstolos Pedro e Paulo) ou 24 de novembro (festa de Cristo Re). Segundo as fontes portuguesas, este sexto consistório do Papa Francisco para criar cardeais será no final do próximo mês de junho.

Nota de IHU On-Line: José Tolentino de Mendonça é o pregador do retiro dos bispos brasileiros reunidos em Aparecida, SP. José Tolentino de Mendonça é o autor, entre muitos outros livros, de Elogio da Sede, Edições Paulinas, 2018. O livro recolhe as propostas de meditação feitas aos membros da Cúria Romana reunidos em retiro convocado pelo Papa Francisco, no ano passado.

Um depoimento do arcebispo sobre o retiro pregado no ano passado pode ser visto no vídeo que está aqui.

Sobre o tema do retiro, Elogio da Sede, pode ser lida a longa e instigante entrevista "Deus é um problema também para os crentes".

Leia mais