Mons. Bertomeu: ''O papa é um homem de palavra e tomará medidas concretas de curto prazo''

Foto: Jeon Han - Republic of Korea/Flickr

Mais Lidos

  • João Pessoa/PB em “alta”: turismo, mercado imobiliário e os problemas de viver. Artigo de Sérgio Botton Barcellos e Henry Santos

    LER MAIS
  • Para o sociólogo, vivemos tempos de anomalia. A sociedade pós-moderna “esfacelou as identidades sociais” e está difícil “ter uma percepção clara e objetiva do que está acontecendo”

    O momento é de ruptura dialética da historicidade social: “um eclipse total da lua”. Entrevista especial com José de Souza Martins

    LER MAIS
  • "O Cântico das Criaturas nos ajuda a defender a vida". Entrevista com Stefano Mancuso

    LER MAIS

Assine a Newsletter

Receba as notícias e atualizações do Instituto Humanitas Unisinos – IHU em primeira mão. Junte-se a nós!

Conheça nossa Política de Privacidade.

Revista ihu on-line

Natal. A poesia mística do Menino Deus no Brasil profundo

Edição: 558

Leia mais

O veneno automático e infinito do ódio e suas atualizações no século XXI

Edição: 557

Leia mais

Um caleidoscópio chamado Rio Grande do Sul

Edição: 556

Leia mais

18 Mai 2018

De acordo com a agência Télam, o Mons. Jordi Bertomeu, em uma breve conversa com os jornalistas nessa quinta-feira, 17, quando começava no Vaticano o terceiro encontro do papa com os 34 bispos do Chile, disse: “Eu acredito que haverá medidas concretas de curto prazo. O papa é um homem de palavra e, se disse, fará”.

A reportagem é de Il Sismografo, 17-05-2018. A tradução é de Moisés Sbardelotto.

Nessa quinta-feira de manhã e à tarde, ocorreram os últimos encontros do Santo Padre com 31 bispos chilenos no cargo e mais três eméritos. Entre esses 34 prelados, havia dois dos três cardeais do país sul-americano, muito discutidos e contestados por várias partes: o arcebispo emérito de Santiago do Chile, cardeal Francisco Javier Errázuriz (Schönstatt, 86 anos) e o arcebispo atual, Ricardo Ezzati (salesiano, 77 anos), com os quais, no fim, se não houve mudanças de última hora no programa, o Papa Francisco deve ter encontrado quatro vezes: na terça-feira à tarde, na quarta-feira à tarde e na quinta-feira de manhã e de tarde). Ao todo, poderia haver pelo menos seis horas de conversas coletivas. Não se devem excluir também diversas conversas bilaterais com bispos individuais.

Em ambientes jornalísticos, esperava-se para a noite dessa quinta-feira uma breve nota para explicar o fim dos encontros e a continuidade do processo posto em marcha nos últimos dias.

O Mons. Bertomeu era o assistente da Congregação para a Doutrina da Fé que acompanhou o arcebispo de La Valleta (Malta), Dom Charles Scicluna, enviado do Santo Padre ao Chile, em fevereiro, para aprofundar algumas questões do caso do bispo Juan Barros, de Osorno, acusado de ter encoberto os abusos sexuais do Pe. Karadima.

Leia mais