Papa escolhe novo prefeito para a Doutrina da Fé. “Francisco fez a mudança política mais importante do seu pontificado”

Mais Lidos

  • Conhecer Jesus. Artigo de Eduardo Hoornaert

    LER MAIS
  • Freira de 82 anos é morta em convento brasileiro

    LER MAIS
  • Para o pesquisador e membro do coletivo Aceleracionismo Amazônico, é necessário repensar radicalmente as possibilidades políticas tributárias de um paradigma prenhe de vícios modernos

    Pensar de modo abolicionista produz uma ética da generosidade. Entrevista especial com Bräulio Marques Rodrigues

    LER MAIS

Assine a Newsletter

Receba as notícias e atualizações do Instituto Humanitas Unisinos – IHU em primeira mão. Junte-se a nós!

Conheça nossa Política de Privacidade.

Revista ihu on-line

Natal. A poesia mística do Menino Deus no Brasil profundo

Edição: 558

Leia mais

O veneno automático e infinito do ódio e suas atualizações no século XXI

Edição: 557

Leia mais

Um caleidoscópio chamado Rio Grande do Sul

Edição: 556

Leia mais

02 Julho 2017

A substituição, no ex-Santo Ofício, do cardeal ultraconservador Gerhard Ludwig Müller jesuíta espanhol Luis Francisco Ladaria Ferrer é uma notícia de grande impacto.

O comentário é de Marco Antonio Velásquez, chileno, engenheiro agrônomo e mestre em economia agrária, formado em espiritualidade inaciana, publicado por Vatican Insider, 01-07-2017. A tradução é de André Langer.

Desta maneira, Francisco fez a mudança política mais importante do seu pontificado, removendo um dos mais duros opositores à sua tentativa de restabelecer a misericórdia pastoral na Igreja.

Assim, resolve, política e transitoriamente, a tensão pastoral entre ortodoxia e misericórdia.

Com isso, a Amoris Laetitia terá um impulso decisivo para retomar de maneira mais clara o caminho das reformas substantivas no campo da moral familiar, incluindo a prática pastoral.

Certamente, no campo da participação das mulheres na Igreja, assim como a ordenação de viris probati e o caminho da sinodalidade (que envolve a transparência de uma parte significativa de poder de Roma às Igrejas locais) encontrarão um novo impulso.

A decisão de Francisco é um ato de firmeza política, porque o status de Müller estava assimilado a um dos homens mais fortes do Vaticano, com um número significativo de seguidores ideológicos, visíveis e invisíveis. Com isso, a cúria romana perdeu uma parte significativa de poder na Igreja.

Sem querer exagerar, é possível salientar que, com esta mudança, Francisco encontra-se no apogeu político do seu pontificado, insinuando a partir de agora um poderoso sinal de governabilidade.

Desta maneira, Francisco assumiu com audácia os riscos políticos de uma decisão complexa, que não deixará de ter consequências práticas, relacionadas com o estrangulamento do espaço disponível, a partir de agora, para exercer essa oposição tosca e torpe que caracterizou os primeiros quatro anos do seu papado e que foram potencializados com a publicação da Amoris Laetitia.

Doravante, as tensões internas serão mais dissimuladas e menos visíveis. Assim, as novas investidas de hostilidade irão operar em seu terreno mais fecundo.

No que se refere a Luis Francisco Ladaria SJ, é verdade que não pode ser considerado um teólogo de vanguarda, registrando ao seu favor uma linha de pensamento conservador em muitos aspectos, mas tem uma virtude fundamental para ser o assessor teológico do Papa: a marca da sua obediência inaciana.

Leia mais