Kakuan na oração inter-religiosa desta semana

Monte Fuji | Foto: Catherine von Buettner.jpg

Mais Lidos

  • “O capitalismo do século XXI é incapaz de atender às necessidades sociais da maioria da população mundial”. Entrevista com Michael Roberts

    LER MAIS
  • Zohran Mamdani está reescrevendo as regras políticas em torno do apoio a Israel. Artigo de Kenneth Roth

    LER MAIS
  • Guiné-Bissau junta-se aos países do "cinturão de golpes militares" do Sahel e da África Ocidental

    LER MAIS

Revista ihu on-line

O veneno automático e infinito do ódio e suas atualizações no século XXI

Edição: 557

Leia mais

Um caleidoscópio chamado Rio Grande do Sul

Edição: 556

Leia mais

Entre códigos e consciência: desafios da IA

Edição: 555

Leia mais

01 Setembro 2017

Neste espaço se entrelaçam poesia e mística. Por meio de orações de mestres espirituais de diferentes religiões, mergulhamos no Mistério que é a absoluta transcendência e a absoluta proximidade. Este serviço é uma iniciativa feita em parceria com o Prof. Dr. Faustino Teixeira, teólogo, professor e pesquisador do PPG em Ciências da Religião da Universidade Federal de Juiz de Fora - MG.

Simplesmente

Para escapar do poder do intelecto,
das armadilhas das palavras,
Desbravei o mar em busca do conhecimento
que transborda todo dizer.
Deambulei até desfazerem-se as sandálias
E o que eu encontrei?
A água no rio, a lua no céu.

Kakuan (séc. XII)

Fonte: Ikkyû Sôjun. Nuvole vagante. La raccolta di un maestro Zen. Roma: Astrolabio, 2012, p. 99,

Kakuan: Monge do século XII, um dos primeiros japoneses que partiram para a China em busca do aprendizado do Ch´an (Zen). Foi um mestre da dinastia Sun, da Escola Rinzai e também grande poeta. A ele vem atribuído os textos-poemas que acompanham as clássicas ilustrações do boi e do pastor: as dez tradicionais imagens. Chega-se mesmo a dizer que ele foi o autor das das dez imagens (cf. Suzuki. Manuale di budismo zen. Roma: Ubaldini, 1976, p. 95).