• Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato
close
search
  • Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato
search

##TWEET

Tweet

A agricultura pode não atender a demanda de alimentos nas próximas décadas

Mais Lidos

  • A herança crioula do Papa Leão XIV destaca a complexa história do racismo e da Igreja nos Estados Unidos

    LER MAIS
  • Guerrilheiro, refém, presidente, filósofo: a imensa vida de Pepe Mujica

    LER MAIS
  • A barbárie não brota de mentes desequilibradas, mas de uma racionalidade instrumental altamente calculada, a partir da concretização da tese benjaminiana de que “fascismo e progresso coincidem”, observa Manuel Reyes Mate

    O fascismo não é algo ultrapassado, mas uma forma de entender a Modernidade. Entrevista especial com Manuel-Reyes Mate

    LER MAIS

Vídeos IHU

  • play_circle_outline

    MPVM - 4º domingo de Páscoa – Ano C – A missão de cuidar da vida e cuidar da humanidade

close

FECHAR

Image

COMPARTILHAR

  • FACEBOOK

  • X

  • IMPRIMIR PDF

  • WHATSAPP

close CANCELAR

share

08 Dezembro 2018

"Existe um mito de que a Terra tem amplas condições de atender a demanda mundial por alimentos até 2050. Mas a realidade mostra que o quadro alimentar no mundo é mais complexo e há dificuldades crescentes para produzir comida de forma sustentável", escreve José Eustáquio Diniz Alves, doutor em demografia e professor titular do mestrado e doutorado em População, Território e Estatísticas Públicas da Escola Nacional de Ciências Estatísticas – ENCE/IBGE, em artigo publicado por EcoDebate, 07-12-2018.

Eis o artigo.

Existe um mito de que a Terra tem amplas condições de atender a demanda mundial por alimentos até 2050. Mas a realidade mostra que o quadro alimentar no mundo é mais complexo e há dificuldades crescentes para produzir comida de forma sustentável.

Artigo de Chris Clayton (17/10/2018) utilizando o Índice de Produtividade Agrícola Global (GAP, em inglês) – compilado pela Global Harvest Initiative – mostra que a produção de alimentos não está crescendo rápido o suficiente para atender a demanda de comida da população mundial de forma sustentável.

O problema é mais grave em países de baixa renda onde o crescimento da produção tem ficado, persistentemente, abaixo da demanda. O relatório mostra que 2018 é o quinto ano consecutivo de desequilíbrio entre a oferta e a demanda. Desta forma, se esta tendência não for revertida, o mundo pode não ser capaz de fornecer os alimentos, rações, fibras e biocombustíveis necessários para uma população global em crescimento.

A “Produtividade Total dos Fatores” (TFP, em inglês) nos países de baixa renda está crescendo em 0,96% ao ano, o que está abaixo do crescimento projetado nos últimos dois anos. Isso fica bem abaixo da taxa de crescimento necessária para atingir as metas de sustentabilidade de dobrar a produtividade dos alimentos nos países de baixa renda e alcançar a “fome zero” até 2030 ou mesmo até 2050.

Para atender à demanda projetada de cerca de 10 bilhões de pessoas na década de 2050, o relatório afirma que a produtividade agrícola global deve aumentar em 1,75% ao ano. Esse crescimento é necessário, mesmo que os cientistas do clima avisem que a produção das colheitas diminuirá, especialmente em ambientes tropicais nas próximas décadas, devido às temperaturas mais altas e padrões climáticos mais voláteis.

Até o momento, o Índice de Preços da FAO (gráfico abaixo) não tem apresentado uma tendência de subida muito forte. O Índice atingiu o seu valor máximo (em termos reais) no auge da crise de petróleo de 1973 e 1974. Depois, iniciou uma trajetória de queda, apresentando os valores mais baixos na virada do milênio. Nos primeiros anos do terceiro milênio o índice subiu até 2008, caiu com a recessão de 2009 e voltou a subir até 2011 e 2012, quando os preços dos combustíveis fósseis estavam muito elevados. Entre 2013 e 2018, o Índice diminuiu, com a queda do preço do petróleo, mas está em um patamar mais alto do que nas décadas de 1980 e 1990.

O relatório do GAP considerou o impacto da mudança climática sobre a produção e os preços dos alimentos, adotando 10 modelos diferentes, sugerindo que a mudança climática gerará preços mais altos para commodities agrícolas em geral e particularmente para as culturas de subsistência. O impacto do aquecimento global ter um efeito negativo na oferta de bens essenciais.

O relatório também concluiu que a média da Produtividade Total dos Fatos não cresceu de 2006 a 2015 tão rapidamente quanto nas décadas anteriores. A Produtividade Total dos Fatores considera os aumentos na produção agrícola, mas também os custos para os agricultores produzirem alimentos, perdas e desperdícios na cadeia de fornecimento e custos para os consumidores.

A fome global, impulsionada por secas e conflitos, aumentou no ano passado, atingindo 821 milhões de pessoas que foram consideradas cronicamente famintas pelas Nações Unidas. Cerca de 124 milhões de pessoas enfrentaram desnutrição aguda e fome.

A Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) lançou a campanha “Um mundo #fomezero para 2030 é possível” nas comemorações do Dia Mundial da Alimentação de 2018. Mas esta meta pode ficar somente no papel se não houver aumento da produtividade e redução do ritmo de crescimento demográfico.

O fato é que a população mundial continua crescendo e a biocapacidade do Planeta continua diminuindo. A Pegada Ecológica, em 2014, estava 70% acima da biocapacidade da Terra. O modelo de produção e consumo global é insustentável e o tripé da sustentabilidade virou um trilema (Martine e Alves, 2015).

No longo prazo, só o decrescimento demoeconômico pode garantir o equilíbrio entre as demandas humanas e a saúde dos ecossistemas.

Referência:

Chris Clayton. Global Food Gap Growing, DTN, 17/10/2018.

MARTINE, G. ALVES, JED. Economia, sociedade e meio ambiente no século 21: tripé ou trilema da sustentabilidade? R. bras. Est. Pop. Rebep, n. 32, v. 3, Rio de Janeiro, 2015 (em português e em inglês).

Leia mais

  • Consumidores não reconhecem que produção de alimentos ameace o meio ambiente
  • Dia Mundial da Alimentação e a campanha pela fome zero até 2030
  • Combate ao desperdício de alimentos e aproveitamento das sobras do processo de produção exigem políticas públicas
  • "O sistema alimentar é um retrato fiel dos piores aspectos de nossos tempos". Entrevista com Soledad Barruti
  • Produção de alimentos x produção de energia: o desafio do século XXI. Entrevista especial com Patrick Criqui e Martin Penner
  • Alimento saudável versus produção mercantil do agronegócio
  • Agricultura comercial causou 70% do desmatamento na América Latina
  • 'Agricultura atual não é sustentável', afirma diretor-geral da FAO
  • Fome zero depende da adaptação ao clima
  • ''Um mundo com fome zero é possível.''. Entrevista com Graziano da Silva
  • A explicação da fome em uma sociedade capitalista globalizada
  • Dia Mundial da Alimentação leva à reflexão sobre o desperdício
  • FAO: mudanças climáticas desafiam políticas de combate à fome
  • Combate à fome: o desafio de equacionar problemas estruturais. Entrevista especial com Dom Mauro Morelli
  • Uma agricultura sustentável para alimentar o planeta
  • Por trás da fome, as verdades da economia e da política. Artigo de Amartya Sen
  • A redução da fome no mundo e o futuro de insegurança alimentar
  • “Ainda se morre de fome no Brasil”
  • FAO quer promover agrofloresta para combater fome e pobreza
  • Desnutrição: um problema de saúde pública. Entrevista especial com Maria Luiza Garnelo Pereira
  • Como alimentar uma população crescente em tempos de mudança climática?
  • Da mudança climática à crise alimentar
  • 'Eles querem baratear a produção agrícola, em detrimento da saúde e do meio ambiente'. Entrevista com Karen Friedrich
  • O grande crescimento da Pegada Ecológica no mundo e nos continentes
  • O trilema da sustentabilidade e o decrescimento demoeconômico
  • Para além da sustentabilidade: decrescimento demoeconômico com regeneração ecológica

Notícias relacionadas

  • O clima bate à porta, já é hora de mudar

    Mudanças climáticas ameaçam a segurança alimentar na América Latina e no Caribe. O artigo é de Washington Novaes, jornalist[...]

    LER MAIS
  • Já entramos no cheque especial ambiental

    LER MAIS
  • Analfabetismo ambiental e a preocupação com o futuro do planeta

    "Uma quantidade imensa de pesquisas, surgidas de diversos cantos, inclusive da academia colocam a questão ambiental entre as cinc[...]

    LER MAIS
  • África poderia alimentar o mundo inteiro

    A agricultura africana pode alimentar o mundo? A resposta é “sim”. Embora ousada, a afirmação se baseia em fatos concretos.[...]

    LER MAIS
  • Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato

Av. Unisinos, 950 - São Leopoldo - RS
CEP 93.022-750
Fone: +55 51 3590-8213
humanitas@unisinos.br
Copyright © 2016 - IHU - Todos direitos reservados