Aos 90 anos, mais um reconhecimento a Padre Gustavo Gutiérrez

Papa Francisco e Gustavo Gutiérrez | Foto: Vatican News

Mais Lidos

  • A ideologia da Vergonha e o clero do Brasil. Artigo de William Castilho Pereira

    LER MAIS
  • Juventude é atraída simbolicamente para a extrema-direita, afirma a cientista política

    Socialização política das juventudes é marcada mais por identidades e afetos do que por práticas deliberativas e cívicas. Entrevista especial com Patrícia Rocha

    LER MAIS
  • Que COP30 foi essa? Entre as mudanças climáticas e a gestão da barbárie. Artigo de Sérgio Barcellos e Gladson Fonseca

    LER MAIS

Revista ihu on-line

O veneno automático e infinito do ódio e suas atualizações no século XXI

Edição: 557

Leia mais

Um caleidoscópio chamado Rio Grande do Sul

Edição: 556

Leia mais

Entre códigos e consciência: desafios da IA

Edição: 555

Leia mais

17 Agosto 2018

O teólogo e educador recebe neste dia 16 de agosto as ‘Palmas Magisteriais’ no grau de Amauta, a máxima honorificência concedida pelo Estado peruano no campo da cultura.

A reportagem é de Cristiane Murray, publicada por Vatican News, 16-08-2018.

O sacerdote filósofo, psicólogo, teólogo e educador, Gustavo Gutiérrez, 90, recebe neste dia 16 de agosto as ‘Palmas Magisteriais’ no grau de Amauta, a mais alta distinção concedida pelo Estado, através do Ministério da Educação, para pessoas que ofereceram grandes contribuições para a ciência, educação, tecnologia e cultura do país.

Pe. Gustavo Gutiérrez foi proposto para receber este reconhecimento pela Universidade Antonio Ruiz de Montoya e a Pontifícia Universidade Católica do Peru (PUCP) e recebeu o apoio também do Instituto Bartolomeu de las Casas, do Centro de Estudos e Publicações e do Centro Amazônico de Antropologia e Aplicação Prática (CAAP).

Ao longo de sua carreira como docente, ele desenvolveu um excelente trabalho em várias universidades do país e do exterior. Atualmente, continua no âmbito acadêmico como professor da Universidade de Notre Dame (EUA) e é diretor de pesquisa e pesquisador principal do Grupo de Análise para o Desenvolvimento (Grade).

Exemplo de dedicação

Gustavo Gutiérrez (Foto: Vatican News)

O sacerdote possui doutorado em teologia pela Université Catholique de Lyon (1985), licenciatura em Psicologia e bacharel em Filosofia pela Université Catholique de Louvain, na Bélgica.

Entre suas obras mais importantes estão Teologia da Libertação (1971), A Força Histórica dos Pobres (1979), Share the Word (1995) e Remember the Poor (2004).

Já foi homenageado com o título de Doutor Honoris Causa no Peru, Holanda, Alemanha, Canadá, EUA, Argentina, Escócia, Puerto Rico, e reconhecido pelas universidades de Tübingen, Montreal, San Marcos, UNI, New York, Freiburg, Brown, Notre Dame, Yale, entre outros. Recebeu ainda o Prêmio Príncipe das Astúrias em Comunicação e Humanidades.

É PhD em Psicologia pela Universidade de Indiana e possui mestrado em Ciências da Educação pela mesma universidade e graduação em Psicologia com menção em Psicologia Educacional pela PUCP.

Leia mais