Escolas ou presídios: o desafio de Darcy Ribeiro

Imagem: Darcy Ribeiro - Reprodução Facebook

Mais Lidos

  • ​Sociólogo analisa a conjuntura eleitoral e os possíveis desfechos da eleição de domingo. “Diria que hoje, para sermos mais conservadores na análise, os dois vão para o segundo turno com um viés de alta para o Lula”

    Eleições 2026: “Brasil pode entrar numa rota de conflito interno e de ingovernabilidade radical”. Entrevista especial com Rudá Ricci

    LER MAIS
  • Pesquisadores comentam dados iniciais do pleito e tendências para o 2º turno

    1º turno das eleições de 2026 é marcado por metamorfoses, tecnonepotismo e insatisfação. Entrevista especial com Tatiana Vargas-Maia e Ricardo Costa de Oliveira

    LER MAIS
  • O candidato de extrema-direita Flávio Bolsonaro derrota Lula no primeiro turno das eleições no Brasil. Artigo de Bernardo Gutiérrez

    LER MAIS

Assine a Newsletter

Receba as notícias e atualizações do Instituto Humanitas Unisinos – IHU em primeira mão. Junte-se a nós!

Conheça nossa Política de Privacidade.

Revista ihu on-line

Aceleracionismo Amazônico

Edição: 559

Leia mais

Natal. A poesia mística do Menino Deus no Brasil profundo

Edição: 558

Leia mais

O veneno automático e infinito do ódio e suas atualizações no século XXI

Edição: 557

Leia mais

09 Janeiro 2017

Darcy Ribeiro sempre viu longe e certo. Profeta falou aos peixes e os homens não o ouviram. Poderemos recomeçar, para não ter outros vinte anos perdidos? Depois da chacina no presídio de Manaus, "um acidente pavoroso", no dizer do sempre inapropriado Temer, o governo cambaleante improvisa e fala de construir cadeias, que estarão cada vez mais entupidas de pessoas em condições infra-humanas. Nenhuma menção a escolas.

O comentário é de Luiz Alberto Gómez de Souza, sociólogo.

Como no "Alienista", conto de Machado de Assis, na "villa de Ithaguay", Simão Bacamarte, depois de querer colocar na prisão toda a população, julgada por ele doente, resolveu que seria mais fácil o contrário, ele, o único são, encerrar-se. Quem sabe se esse governante golpista não segue essa lição? Aliás, ele já está enclausurado no Planalto, com medo do povo. É só fechar à chave por fora e esquecer-se dele. E, numa grande ciranda, fazer mutirões festivos e comunitários, para erguer centenas de CIEPS. Todos com o nome de Darcy, de Brizola, alguns de Lula, Dilma e do antigo ministro da educação, Fernando Haddad. Vale sonhar.

Leia mais