• Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato
close
search
  • Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato
search

##TWEET

Tweet

Uber se alia à Volvo para ter uma frota de carros sem motorista

Mais Lidos

  • As primeiras reações ao Papa Leão XIV podem enganar ou distorcer a compreensão. Artigo de Michael Sean Winters

    LER MAIS
  • “Se a realidade se assemelha à guerra, extrema-direita e fundamentalismos ganham força porque o horizonte de direitos, proteção e cidadania cada vez mais parecem uma quimera para a maior parte das pessoas”, afirma o economista

    Vivemos num mundo de soma zero. Futuro incerto tende ao protecionismo, isolamento e novas guerras. Entrevista especial com Daniel Feldmann

    LER MAIS
  • Homilia do Papa Leão: a passagem do bastão entre duas angústias. Artigo de Antonio Spadaro

    LER MAIS

Vídeos IHU

  • play_circle_outline

    5º domingo de páscoa – Ano C – A comunidade do ressuscitado

close

FECHAR

Revista ihu on-line

Arte. A urgente tarefa de pensar o mundo com as mãos

Edição: 553

Leia mais

Zooliteratura. A virada animal e vegetal contra o antropocentrismo

Edição: 552

Leia mais

Modernismos. A fratura entre a modernidade artística e social no Brasil

Edição: 551

Leia mais
Image

COMPARTILHAR

  • FACEBOOK

  • X

  • IMPRIMIR PDF

  • WHATSAPP

close CANCELAR

share

22 Agosto 2016

A decisão mais temida pelos motoristas do Uber começa a se tornar realidade. A empresa firmou um acordo com a montadora sueca Volvo para investir 300 milhões de dólares (cerca de 960 milhões de reais), em partes iguais, no desenvolvimento de veículos autônomos.


Foto: Divulgação. Fonte: El País.

A reportagem é de Rosa Jiménez Cano e publicada por El País, 20-08-2016.

Em 2014, o Uber selou uma parceria com a universidade norte-americana Carnegie Mellon para impulsionar essa tecnologia. Em setembro, as ruas de Pittsburgh, na Pensilvânia, serão as primeiras nas quais serão feitos testes com esses carros autônomos.

Há apenas três dias, a Ford, empresa histórica que tornou o automóvel amplamente acessível e é considerada a criadora da classe média, também apostou nessa tecnologia desenvolvida pelo Google.

Inicialmente, o sistema funcionará apenas em uma versão adaptada do XC90, um SUV emblemático da Volvo. O Uber será dono dos carros que comprará da montadora sueca e instalará o sistema de controle para que eles possam trafegar e pegar passageiros nas cidades.

Segundo a Bloomberg, quando os usuários do Uber em Pittsburgh pedirem um veículo pelo aplicativo, poderão receber um carro com ou sem motorista. Isso será aleatório, para efeito de teste. As reações, opiniões e sensações dos usuários serão fundamentais para o desenvolvimento desse tipo de serviço, embora vá haver uma pessoa no banco do motorista para supervisionar o funcionamento do sistema.

Motoristas em perigo

Essa medida toca diretamente num dos pontos mais polêmicos do aplicativo, sua relação com os motoristas. São frequentes as queixas desse grupo, que nem pertence efetivamente à empresa nem tem um sindicato próprio. Cada vez mais motoristas pedem uma remuneração maior por viagem realizada. Embora os incentivos iniciais sejam altos, a quantia que cabe a eles é cada vez menor, ficando em torno de 65% do custo do trajeto. A maior queixa é em relação às viagens compartilhadas, o chamado pool, cujo preço em San Francisco está em torno de seis dólares (19,20 reais) por passageiro. Os motoristas não podem se negar a aceitar essa modalidade, que quase não é rentável para eles.

Agora, além disso, o Uber quer substituir um milhão de motoristas no mundo todo por software. Em declarações à agência Bloomberg, o polêmico Travis Kalanick insiste que seus planos vão virar realidade. “Vamos chegar ao mundo real, ao comércio. É só questão de ciência”.

Além de passageiros, o Uber pretende transportar comida, artigos comprados pela internet e até grandes encomendas, como indica a compra, por 680 milhões de dólares (2,17 bilhões de reais), da Otto, uma startup que está fabricando um caminhão sem motorista e contava com 91 funcionários no momento da aquisição.

As empresas Google, Apple e Tesla, que também estudam o setor de veículos autônomos, serão obrigadas a fazer movimentos rápidos depois deste anúncio.


Notícias relacionadas

  • "Nossas cidades são insustentáveis". Entrevista especial com Luciana Ferrara

    LER MAIS
  • Vamos para uma nova revolução industrial: assim será

    A concentração de inovações científicas e técnicas deram lugar a um novo sismo no mercado mundial. Assistimos a uma nova re[...]

    LER MAIS
  • Só a China contém o Uber

    Só a Muralha da China poderia desacelerar o avanço esmagador do Uber. O aplicativo de táxis online, pioneiro da economia compar[...]

    LER MAIS
  • Trabalhadores da Mercedes sob tensão. O temor de receber telegrama com anúncio de demissão

    Ouvir o som da campainha ou a chamada do carteiro no portão de casa tornou-se um trauma para trabalhadores da Mercedes-Benz, em S[...]

    LER MAIS
  • Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato

Av. Unisinos, 950 - São Leopoldo - RS
CEP 93.022-750
Fone: +55 51 3590-8213
humanitas@unisinos.br
Copyright © 2016 - IHU - Todos direitos reservados