Oficina sobre economia solidária no Vale do Sinos

Arte: Lucas Schardong

Mais Lidos

  • Legalidade, solidariedade: justiça. 'Uma cristologia que não é cruzada pelas cruzes da história torna-se retórica'. Discurso de Dom Domenico Battaglia

    LER MAIS
  • Carta aberta à sociedade brasileira. Em defesa do Prof. Dr. Francisco Carlos Teixeira - UFRJ

    LER MAIS
  • Governo Trump alerta que a Europa se expõe ao “desaparecimento da civilização” e coloca o seu foco na América Latina

    LER MAIS

Assine a Newsletter

Receba as notícias e atualizações do Instituto Humanitas Unisinos – IHU em primeira mão. Junte-se a nós!

Conheça nossa Política de Privacidade.

Revista ihu on-line

O veneno automático e infinito do ódio e suas atualizações no século XXI

Edição: 557

Leia mais

Um caleidoscópio chamado Rio Grande do Sul

Edição: 556

Leia mais

Entre códigos e consciência: desafios da IA

Edição: 555

Leia mais

Por: João Conceição e Marilene Maia | 11 Agosto 2017

Na próxima terça-feira, 15 de agosto, o Observatório da realidade e das políticas públicas do Vale do Rio dos Sinos – ObservaSinos, programa do Instituto Humanitas Unisinos, promoverá a oficina “Economia Solidária e as políticas públicas no Vale do Sinos”. 

A Oficina tem o propósito de apresentar a Economia Solidária, os seus dados e possibilitar o acesso e análise para os municípios e região do Vale do Sinos, em vista de qualificar os processos de planejamento, monitoramento e avaliação das políticas públicas nesta área. A atividade será coordenada pelo Professor Dr. Luiz Inácio Gaiger, pela mestranda Kellen Cristine Pasqualeto e pela MS Suziane Gutbier. O evento ocorrerá das 14h às 17h, na sala Ignacio Ellacuría e Companheiros – IHU. Inscreva-se aqui

Entendendo a Economia Solidária

A Economia Solidária tem origem no século XIX, contra o avanço do capitalismo industrial, a exclusão e exploração no mundo do trabalho. No Brasil, ela surge somente no final do século XX. A Economia Solidária se contrapõe ao modelo econômico vigente na sociedade, a partir da presença ativa e organizada de pessoas associadas aos Empreendimentos Econômicos e Solidários – EES. Os EES possibilitam estabelecer uma nova cultura pautada por relações solidárias e coletivas.

Os EES se caracterizam por desempenhar atividades econômicas na produção de bens e serviços, cooperativas de fundo de crédito ou fundos rotativos populares e comercialização e consumo, possibilitando a compra ou a troca. Os EES são organizações coletivas formadas por associações, cooperativas, empresas autogestionárias, grupos de produção, clube de trocas, entre outras formas de organizações solidárias.

 

A Economia Solidária no Vale do Sinos 

O Brasil possuía, até 2013, 1,42 milhão de associados na Economia Solidária distribuídos em 19.708 EES, segundo o Atlas Digital da Economia Solidária. O Rio Grande do Sul era o estado com o maior número de associados (193.822) e também com o maior número de EES (1.696). A Região do Vale do Sinos representava 2,11% do total do país e 24,53% do total do estado na quantidade de EES. Já em número de associados o Vale do Sinos representava 0,18% do país e 1,37% do Rio Grande do Sul. Os municípios de São Leopoldo (979), Novo Hamburgo (796) e Canoas (350) eram responsáveis por 80,13% dos associados da Economia Solidária no Vale do Sinos. Esses mesmos municípios são também os que possuíam o maior número de EES, com destaque para o município de Campo Bom.

Acesse aqui o II Mapeamento da Economia Solidária na Região Sul.

Leia mais