Evento tem como objetivo ampliar, discutir e construir perspectivas para o enfrentamento ao tema e acontece ao longo de agosto

Imagem: Pixabay / CC

Por: Ivan Júnior | 01 Julho 2022

De acordo com o Boletim Desigualdades nas Metrópoles, a renda média per capita do trabalho dos 40% mais pobres cresceu para R$ 239 no quarto trimestre de 2021. O valor é superior aos R$ 195 registrados no quarto trimestre de 2020 e representa um acréscimo de 22,56%. A alta, porém, não tira o ponteiro da desigualdade do negativo.

É justamente dentro deste contexto que o Observatório da Realidade e das Políticas Públicas do Vale do Rio dos Sinos - Observasinos, programa do Instituto Humanitas Unisinos – IHU, realiza o evento Eleições 2022 em perspectiva: as desigualdades sociais na Região Metropolitana de Porto Alegre. Nesta segunda ocorre a primeira rodada de debates com a atividade As expressões das desigualdades no contexto global e local e os desafios com as eleições 2022, com participação de Rudá Ricci e Marcelo Gomes Ribeiro.

Pobreza e patamar de renda

Após dois anos de pandemia, os mais pobres ainda não conseguiram recuperar o patamar de renda do início de 2020, ou seja, época em que começou a pandemia da Covid-19. André Salata, um dos organizadores do Boletim Desigualdade nas Metrópoles, juntamente com Marcelo Ribeiro, o que os dados mostram é que milhares de famílias cujos rendimentos do trabalho, que já eram insuficientes, estão há dois anos enfrentando uma situação de perda de renda.

Seminário desigualdades e eleição

Em 2022, acontecerá uma nova eleição para governadores dos Estados e presidente da república, além da disputa para o senado e para os legislativos estaduais e federal. Diante deste cenário, o Observasinos promove um conjunto de debates com o objetivo de promover a análise e o debate sobre as desigualdades sociais e as perspectivas para o desenvolvimento da Região Metropolitana de Porto Alegre em meio às eleições.

Durante o encontro, ainda será proposto uma aproximação e análise de experiências de renda e de proteção social executadas no Brasil. O evento pretende ainda projetar um acompanhamento aos projetos de renda implementados nos municípios da região. E, além de discutir, construir perspectivas para o desenvolvimento no enfrentamento às desigualdades.

Estagnação na Região Metropolitana de Porto Alegre

Na Região Metropolitana de Porto Alegre, antes do início da pandemia, o cenário era de estagnação, com pouca variação no nível de emprego, ampliação das desigualdades e da pobreza, diminuição de investimentos públicos e privados e redução de salários. Passados dois anos desde o início da pandemia, a renda per capita do trabalho dos domicílios 40% mais pobres diminuiu 35,8% na Região Metropolitana de Porto Alegre. O número indica que aumentou o número daqueles que vivem com R$ 275 por mês, totalizando quase 30% dos domicílios, conforme o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE.

Frente esta conjuntura, a programação pretende dar seguimento aos eventos realizados desde 2020 sobre o monitoramento das desigualdades, das políticas de renda e de proteção social, por meio do debate de perspectivas para o desenvolvimento. O ciclo Eleições 2022 em perspectiva: as desigualdades sociais na Região Metropolitana de Porto Alegre terá um espaço para apresentação de pesquisas. Podem participar do edital trabalhos de pesquisadores das áreas de Ciências Econômicas, Ciências Sociais, Ciências Políticas, Educação, Serviço Social, entre outros.

Apresentação de trabalhos

A proposta deste momento será que cada apresentação traga relatos de experiência, de pesquisas em andamento e de artigos científicos que colaborem no desenvolvimento e na consolidação do evento. Os trabalhos devem ser enviados ao e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. até o dia 8 de agosto. No dia 15 de agosto, será feita a divulgação das pesquisas aceitas e comunicação dos locais de apresentação.