A América Latina está condenada à desigualdade?

Foto: Galo Naranja

Mais Lidos

  • Alessandra Korap (1985), mais conhecida como Alessandra Munduruku, a mais influente ativista indígena do Brasil, reclama da falta de disposição do presidente brasileiro Lula da Silva em ouvir.

    “O avanço do capitalismo está nos matando”. Entrevista com Alessandra Munduruku, liderança indígena por trás dos protestos na COP30

    LER MAIS
  • Dilexi Te: a crise da autorreferencialidade da Igreja e a opção pelos pobres. Artigo de Jung Mo Sung

    LER MAIS
  • Às leitoras e aos leitores

    LER MAIS

Revista ihu on-line

O veneno automático e infinito do ódio e suas atualizações no século XXI

Edição: 557

Leia mais

Um caleidoscópio chamado Rio Grande do Sul

Edição: 556

Leia mais

Entre códigos e consciência: desafios da IA

Edição: 555

Leia mais

04 Setembro 2019

Democracia Abierta e o Instituto de Estudos Latino-americanos da Universidade Livre de Berlim compartilham o livro “Condenados à desigualdade? Da onda rosa ao giro à direita na América Latina”.

 

A informação é publicada por Democracia Abierta e reproduzida por CPAL Social, 02-09-2019.

2018 foi um intenso ano eleitoral na América Latina, que confirmou a mudança da maré e, salvo o caso atípico do México, as forças conservadoras alcançaram o poder na região.

Faz falta refletir, em um ponto de inflexão tão importante como esse, como os governos progressistas fracassaram em seu propósito de reduzir a desigualdade ao mesmo tempo que tiravam milhões de cidadãos da extrema pobreza.

Através de novas medidas baseadas nas declarações de imposto de renda, foi demonstrado que o impacto dos governos de esquerda na América Latina, em termos de redistribuição de renda e riqueza, foi menor do que o esperado.

Para abordar esta questão controversa, Democracia Abierta e o Instituto de Estudos Latino-Americanos da Universidade Livre de Berlim concordaram em encomendar, editar e publicar uma série de artigos sob o título "Desigualdades persistentes" e que agora apresentam compiladas neste livro, que intitulamos: “Condenados à desigualdade? Da onda rosa ao giro à direita, na América Latina. ”

O livro está disponível neste link.

Leia mais