14 Setembro 2018
A Aligarh Muslim University, universidade muçulmana em Aligarh, cidade no Estado indiano de Uttar Pradesh, conferiu ao teólogo jesuíta alemão Pe. Christian W. Troll, o Sir Syed Excellence Award, um prestigioso reconhecimento entregue pelo seu excelente trabalho no campo dos estudos islâmicos e das relações islâmico-cristãs.
A reportagem é publicada por Agência Fides, 13-09-2018. A tradução é de Moisés Sbardelotto.
O Prof. Abdul Kidwai, chefe do Departamento de Estudos Corânicos da Aligarh Muslim University, anunciou que o prêmio será entregue no dia 17 de outubro de 2018, em uma celebração especial organizada na Aligarh Muslim University.
Contatado pela Agência Fides, o Pe. Troll escreveu: “Estou realmente honrado por receber esse prestigioso prêmio”. No seu percurso de pesquisa sobre as diversas tradições dos muçulmanos no sul da Ásia, o Pe. Troll tentou compreender “as questões candentes que tantos líderes religiosos enfrentaram nos últimos 200 anos”, disse.
Sobre a figura de Sir Syed, filósofo indiano muçulmano do século XIX, ele afirma: “Sua pessoa me inspirou. Foi um grande líder do seu povo e fez muito para promover o respeito humano, a compreensão profunda e a solidariedade para além dos estreitos limites das linhas confessionais”.
Troll, atualmente professor emérito da Escola Jesuíta de Teologia em Frankfurt, estudou na Escola de Estudos Orientais e Africanos, onde obteve seu doutorado. De 1976 a 1988, foi professor de Estudos Islâmicos no Instituto de Estudos Religiosos Vidyajyoti, em Delhi. De 1993 a 1999, também foi professor no Pontifício Instituto Oriental, em Roma, e professor titular na Faculdade de Teologia da Universidade de Ankara.
Em 1999, foi diretor do Fórum de Relações Cristão-Muçulmanas na Katholische Akademie, em Berlim. A partir de 2001, lecionou Islã e Relações Islâmico-Cristãs na Faculdade de Teologia St. Georgen, em Frankfurt. De 1990 a 2005, foi membro da Comissão para as Relações Religiosas com os Muçulmanos, no Pontifício Conselho para o Diálogo Inter-Religioso do Vaticano.
Publicou quatro livros na série “Islam in India: Studies and Commentaries” e contribuiu com muitos livros coletivos sobre o diálogo entre cristãos e muçulmanos, com diversos artigos sobre o Islã na Índia.