• Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato
close
search
  • Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato
search

##TWEET

Tweet

Uber lança carros sem motorista, mas Califórnia pede retirada de circulação

Mais Lidos

  • “O Brasil é uma sociedade onde sentimos muito amor ao Cristo. Mas como continuar juntos, em uma sociedade com muitos contrastes? Como fazer com que seja possível viver algo de modo mais igual?”, questiona o prior de Taizé em primeira visita ao Brasil

    “O profetismo não é denunciar as coisas, mas viver e abrir caminhos de esperança”. Entrevista especial com irmão Matthew, prior de Taizé

    LER MAIS
  • Eichmann em Gaza. Artigo de Castor Mari Martín Bartolomé Ruiz

    LER MAIS
  • Psicanalista revela florescimento da psicanálise brasileira no regime ditatorial. Para ele, “Ainda Estou Aqui” é exemplar no reparo psíquico e na construção de um regime de sensibilidades mais complexo da ditadura. No divã, mostra que existe uma luta de classe histórica nesta área e critica a atual medicalização do sofrimento

    “Vivemos um novo 'boom' da psicanálise, o anterior foi na ditadura militar”. Entrevista especial com Rafael Alves Lima

    LER MAIS

Vídeos IHU

  • play_circle_outline

    MPVM - 6º Domingo da Páscoa – Ano C – O Espírito Santo vos recordará tudo o que eu vos tenho dito

close

FECHAR

Revista ihu on-line

Arte. A urgente tarefa de pensar o mundo com as mãos

Edição: 553

Leia mais

Zooliteratura. A virada animal e vegetal contra o antropocentrismo

Edição: 552

Leia mais

Modernismos. A fratura entre a modernidade artística e social no Brasil

Edição: 551

Leia mais
Image

COMPARTILHAR

  • FACEBOOK

  • X

  • IMPRIMIR PDF

  • WHATSAPP

close CANCELAR

share

16 Dezembro 2016

O Estado da Califórnia ordenou à Uber que não coloque em circulação seus carros sem motorista até obter uma permissão oficial. A empresa testava há três meses seu modelo autônomo, um Volvo XC90, em Pittsburg, e na noite desta quarta-feira lançaria o serviço para usuários na cidade onde surgiu, São Francisco (EUA). Entretanto, em uma carta do Departamento de Trânsito (DMV) obtida pela agência Associated Press, o responsável pelo departamento diz que a atividade dos carros sem motorista “devem parar” e ameaça tomar ações legais caso a Uber decida prosseguir com o lançamento. A empresa não havia respondido até a noite de quarta-feira, quando a carta foi divulgada.

A reportagem é de Pablo Ximénez de Sandoval, publicada por El País, 15-12-2016.

A reação das autoridades é uma ducha de água fria no anúncio oficial sobre a utilização de carros sem motorista da Uber em São Francisco, uma ação que enviava uma mensagem à concorrência sobre seus planos em um momento em que várias empresas já estão testando carros sem motorista.

Segundo o departamento de trânsito californiano, a Uber não pediu a permissão necessária para colocar “veículos autônomos” nas ruas. Porém, a empresa argumenta que como há um motorista nos veículos (que podem acionar a direção a qualquer momento, se necessário), não era preciso obter o registro, conforme alegam as autoridades. A Uber alega ainda que trata-se de um modelo mais seguro de direção, e apresenta dados para tentar embasar sua proposta.

O fundador e presidente da Uber, Travis Kalanick afirmara dois dias antes que “a promessa do carro sem motorista" era "central para tornar o transporte muito mais confiável para todo mundo". "Embora ele só atuará, por enquanto, de dia, o carro autônomo será uma peça fundamental do transporte no futuro. Um futuro que nos dá muitas esperanças”, afirmou, ao apresentar seus planos para a cidade californiana. Os carros sem motorista da Uber deveriam começar a circular pelas ruas de São Francisco quando foram surpreendidos pelo comunicado. Alguns veículos chegaram a circular - um deles inclusive foi flagrado por um taxista, que gravou com uma câmera de segurança de seu carro o momento em que ele atravessa o farol vermelho quando uma pessoa iria atravessar a rua. O vídeo viralizou nas redes sociais em questão de minutos.

De acordo com dados da Associated Press, o departamento de trânsito californiano deu permissões a 20 empresas para colocarem veículos sem motoristas nas ruas na corrida de testes entre as gigantes de tecnologia e automobilísticas, como a Google e a Tesla, para serem as primeiras nesse eventual mercado. Mas não a Uber. A interpretação da lei feita pela Uber, segundo a qual seus veículos não precisam de permissão porque são supervisionados por humanos presencialmente, vai de encontro ao anúncio de quarta-feira e pode causar uma nova batalha legal. O último choque com as autoridades foi para definir se seus motoristas legalmente são funcionários, como defendiam estes, ou autônomos.

Leia mais

  • Uber se alia à Volvo para ter uma frota de carros sem motorista
  • Só a China contém o Uber
  • Entenda a polêmica do aplicativo Uber
  • O futuro da educação. Estudantes e mestres, preparem-se. Vem aí a Air School e o Uber MBA
  • Sucesso na Europa da crise, chega ao Brasil BlaBlaCar, o “Uber da carona”

Notícias relacionadas

  • A transposição do rio São Francisco

    "Considerado um dos maiores projetos do governo Lula e estimado em quatro bilhões de reais, a transposição do Rio São Francisc[...]

    LER MAIS
  • Uber se alia à Volvo para ter uma frota de carros sem motorista

    A decisão mais temida pelos motoristas do Uber começa a se tornar realidade. A empresa firmou um acordo com a montadora sueca Vo[...]

    LER MAIS
  • Só a China contém o Uber

    Só a Muralha da China poderia desacelerar o avanço esmagador do Uber. O aplicativo de táxis online, pioneiro da economia compar[...]

    LER MAIS
  • São Francisco: entre Giotto e Dante

    Francisco tentou o impossível: o retorno pleno aos ensinamentos de Cristo e do Evangelho combinado ao vínculo indissolúvel com [...]

    LER MAIS
  • Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato

Av. Unisinos, 950 - São Leopoldo - RS
CEP 93.022-750
Fone: +55 51 3590-8213
humanitas@unisinos.br
Copyright © 2016 - IHU - Todos direitos reservados