16 Abril 2015
O início parece uma chamada religiosa: as três primeiras linhas começam com a palavra “padre”. Mais abaixo, há outras duas ocorrências. Os sacerdotes confirmam sua força no mercado fonográfico na lista dos CDs mais vendidos de 2014, anunciada nesta terça-feira pela Associação Brasileira de Produtores de Discos (ABPD), ao lado da dos DVDs (não há ranking sobre o consumo digital). Fora do segmento católico, o destaque do ano foi a banda Malta, com o álbum “Supernova” (Som Livre), quarto na lista.
A reportagem é de Leonardo Lichote, publicada no jornal O Globo, 14-04-2015.
Nos CDs, o padre Marcelo Rossi ocupa a primeira e a terceira posições, com dois formatos diferentes de seu “O tempo de Deus” (Sony) — simples e duplo. O segundo lugar é do padre Alessandro Campos, com “O que é que eu sou sem Jesus” (Som Livre). O padre Fábio de Melo vem em 10º, com “Solo sagrado” (Sony). E o padre Alessandro volta na 15ª posição, com “O homem decepciona, Jesus Cristo jamais” (Sony).
— Temos a percepção de que o público consumidor de música religiosa ainda privilegia a posse do produto, e por isso vemos números altos no setor. Incluindo aí também os evangélicos, que acabaram não entrando na lista porque, como são muitos, sua venda acaba pulverizada — diz Paulo Rosa, presidente da ABPD.
Marcelo Soares, presidente da Som Livre (gravadora que, ao lado da Sony, teve o maior número de ocorrências na lista de CDs e DVDs mais vendidos), confirma a percepção de Rosa.
— Praticamente não há consumo digital dos discos dos padres, todas as vendas deles se concentram no físico. Por isso a presença tão marcada na lista — diz Soares, que destaca a longevidade dos religiosos no mercado.
— O padre Marcelo puxou isso há cerca de dez anos, o padre Fábio surgiu depois e foi o grande fenômeno, e eles seguem se mantendo. A grande surpresa recente foi o Alessandro Campos, um padre sertanejo, vestido de caubói, que ninguém sabia que existia, mas que fala com um público muito grande.
O sucesso da banda Malta (vencedora da primeira edição do programa “Superstar”, da TV Globo), na visão de Soares, se explicaria pela forma como ela soube entrar num segmento popular:
— A banda achou um nicho que sempre vendeu muito no mundo todo: o rock com melodia pop. Temos exemplos como a produção mais recente do Aerosmith, o Nickelback, bandas com baladas pesadas. No Brasil, nunca tivemos um representante disso como a Malta.
A lista de CDs mais vendidos inclui ainda Paula Fernandes, Roberto Carlos, One Direction, Raça Negra com SPC e os sambas-enredo de 2015. Nos DVDs, o ranking é encabeçado por “Galinha Pintadinha 4”, seguido pelo “Dueto”, de Roberto Carlos, e “A turma do Balão Mágico”. Abaixo, vêm Anitta, Marisa Monte, Ivete Sangalo e Jorge & Mateus.
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Padres lideram vendas de CDs e DVDs no Brasil - Instituto Humanitas Unisinos - IHU