Vaticano: encontro dos cardeais deve focar a reforma da Cúria

Mais Lidos

  • "A ideologia da vergonha e o clero do Brasil": uma conversa com William Castilho Pereira

    LER MAIS
  • O “non expedit” de Francisco: a prisão do “mito” e a vingança da história. Artigo de Thiago Gama

    LER MAIS
  • A luta por território, principal bandeira dos povos indígenas na COP30, é a estratégia mais eficaz para a mitigação da crise ambiental, afirma o entrevistado

    COP30. Dois projetos em disputa: o da floresta que sustenta ou do capital que devora. Entrevista especial com Milton Felipe Pinheiro

    LER MAIS

Revista ihu on-line

O veneno automático e infinito do ódio e suas atualizações no século XXI

Edição: 557

Leia mais

Um caleidoscópio chamado Rio Grande do Sul

Edição: 556

Leia mais

Entre códigos e consciência: desafios da IA

Edição: 555

Leia mais

06 Fevereiro 2015

Um encontro de dois dias em Roma na próxima semana reunindo os cardeais do mundo todo irá se focar, principalmente, na reforma da burocracia central da Igreja, disse o porta-voz do Vaticano nesta quinta-feira, 5 de fevereiro.

A reportagem é de Joshua J. McElwee, publicada por National Catholic Reporter, 05-02-2015. A tradução é de Isaque Gomes Correa.

Falando aos jornalistas sobre uma série de assuntos, o Pe. Federico Lombardi também disse que não há outro assunto a ser discutido no encontro, convocado pelo Papa Francisco para acontecer nos dias 12 e 13 de fevereiro.

O evento, conhecido como Consistório, deve reunir centenas de prelados católicos em Roma antes de Francisco formalmente nomear 20 novos cardeais numa cerimônia na Basílica de São Pedro no dia 14 de fevereiro.

O pontífice embarcou num programa de reformas da burocracia vaticana, conhecida como Cúria Romana. Desde então, ele vem solicitando assessorias de um grupo de nove prelados nomeados por ele. Estes compõem um grupo especial chamado Conselho dos Cardeais.

Este grupo, que inclui o Cardeal Sean O’Malley, de Boston, deve se encontrar no Vaticano entre os dias 9 e 11 de fevereiro, pouco antes do encontro geral dos cardeais.

Embora ainda não se saiba exatamente se o Conselho dos Cardeais vai apresentar uma nova estrutura organizacional do Vaticano, o anúncio de Lombardi de que o grupo completo dos cardeais estará discutindo a reforma parece indicar que Francisco pode estar bastante próximo a apresentar um programa de mudanças e, por isso, está buscando por impressões dos demais.

O último encontro de todos os cardeais do mundo, ocorrido em fevereiro de 2014 no Vaticano, teve como tema central as práticas pastorais da Igreja para com a família, assunto dos dois encontros globais dos bispos católicos que Francisco convocou para 2014 e 2015.