Usina Santo Antônio. Sindicato confirma 2 feridos durante explosão

Mais Lidos

  • O economista Branko Milanovic é um dos críticos mais incisivos da desigualdade global. Ele conversou com Jacobin sobre como o declínio da globalização neoliberal está exacerbando suas tendências mais destrutivas

    “Quando o neoliberalismo entra em colapso, destrói mais ainda”. Entrevista com Branko Milanovic

    LER MAIS
  • Abin aponta Terceiro Comando Puro, facção com símbolos evangélicos, como terceira força do crime no país

    LER MAIS
  • A farsa democrática. Artigo de Frei Betto

    LER MAIS

Assine a Newsletter

Receba as notícias e atualizações do Instituto Humanitas Unisinos – IHU em primeira mão. Junte-se a nós!

Conheça nossa Política de Privacidade.

Revista ihu on-line

O veneno automático e infinito do ódio e suas atualizações no século XXI

Edição: 557

Leia mais

Um caleidoscópio chamado Rio Grande do Sul

Edição: 556

Leia mais

Entre códigos e consciência: desafios da IA

Edição: 555

Leia mais

Por: Cesar Sanson | 17 Outubro 2013

O Sindicato dos Trabalhadores na Indústria da Construção Civil do Estado de Rondônia (Sticcero) confirmou que duas pessoas ficaram feridas após a explosão com princípio de incêndio ocorrida no canteiro de obras da Usina de Santo Antônio, em Porto Velho, no início da tarde desta quarta-feira (16). Sindicato negou que tenha havido mortes no local.

A reportagem é de Ivanete Damasceno e publicado pelo portal G1-RO, 16-10-2013. Foto: G1/Reprodução.

De acordo com Alcides Queiroz, diretor do Sticcero, representantes do sindicato, da Superintendência Regional do Ministério do Trabalho e da Santo Antônio Energia estão fazendo uma inspeção no local da explosão. "Graças a Deus, as informações de morte não foram confirmadas. Apenas uma senhora que, durante a fuga, tropeçou e caiu. Com a queda outro trabalhador caiu em cima dela e os dois ficaram com escoriações. Não tenho como confirmar se um deles quebrou o braço ou apenas ficaram com machucados superficiais", diz Queiroz.

Ao G1, um operário que estava na parte inferior ao local onde aconteceu o princípio de incêndio contou que, ao ouvir a explosão, todos os trabalhadores saíram correndo e a área foi imediatamente isolada. "Não vi ninguém ferido ou morto. Houve a explosão, o incêndio, mas todo mundo foi retirado do local e já estamos liberados do canteiro de obras", afirma o trabalhador que prefere não revelar a identidade.

Outro trabalhador que também prefere não ter o nome divulgado afirma que viu uma mulher ferida sendo carregada em uma maca. "Quando vi já estava pegando fogo e a fumaça tomou conta do local. Todo mundo saiu correndo e ninguém mais pode chegar perto", conta. Segundo o trabalhador, algumas pessoas foram levadas para atendimento no ambulatório.

O caso

De acordo com informações do consórcio construtor, o acidente aconteceu no transformador auxiliar da máquina 18, na margem esquerda do Rio Madeira, que está em fase teste. A máquina 18 pertence ao grupo gerador 2, local onde vai funcionar 12 turbinas. Destas 12 turbinas, quatro estão em funcionamento. O motivo da explosão está sendo investigado.

Durante o incêndio houve muita fumaça e por isso a própria brigada de incêndio da usina foi acionada para conter o fogo. Os trabalhadores que estavam no local do acidente foram retirados e passaram por atendimento médico ainda no canteiro de obras.

.