Por: Jonas | 17 Outubro 2013
O novo enfoque do papa Francisco desorienta os católicos conservadores estadunidenses e os incentiva ao que até agora parecia “impensável”, ou seja, a “interrogarem-se sobre o Papa”.
A reportagem é publicada no sítio Vatican Insider, 16-10-2013. A tradução é do Cepat.
Em alguns ambientes, segundo o jornal “Washington Post”, existe o temor de que o estilo de Francisco, “tão aberto a interpretações, acabe por desfazer anos de esforços da Igreja católica ao falar claramente sobre os próprios ensinamentos. Alguns observadores temem, inclusive, que o Papa mine sua situação numa época em que já se encontram ‘marginalizados’ por uma cultura cada vez mais laica”.
“Francisco é um homem notável, ninguém pode negar isto. Contudo, não acredito que se preocupe em ser prudente”, destacou Robert Royal, presidente do “think tank” Fé e Razão. Em sua opinião, a dinâmica do Papa, orientada para a evangelização, “de alguma maneira provoca ansiedade nas pessoas”.
“No passado, tudo o que um Papa dizia era preparado ou se divulgava formalmente. E era intencional. Também agora é assim. Acredito que seu interesse está fora da Igreja. Isto é grandioso”, disse Phil Lawer, diretor do Catholic World News.
Gregory Popcak, assessor matrimonial católico em Ohio, ficou sem palavras quando alguns casais refutaram suas afirmações, citando palavras do papa Francisco. Primeiro, sentiu-se frustrado, depois ficou envergonhado, porque após ter refletido e rezado, percebeu-se como o irmão bom do filho pródigo, “o jovem bom que está no fundo e que obedece ao pai”.
“As pessoas que haviam deixado a Igreja, que a odiavam, agora entenderam que Deus as ama, que a Igreja as acolhe, e tudo o que eu podia fazer era sentir amargura”. Reflexões que Popcak divulgou na rede, estimulando muitas pessoas a responder e compartilhar seus sentimentos.