“Críticas de Marina Silva a ruralista não se estendem ao agronegócio”, diz Rede

Mais Lidos

  • Alessandra Korap (1985), mais conhecida como Alessandra Munduruku, a mais influente ativista indígena do Brasil, reclama da falta de disposição do presidente brasileiro Lula da Silva em ouvir.

    “O avanço do capitalismo está nos matando”. Entrevista com Alessandra Munduruku, liderança indígena por trás dos protestos na COP30

    LER MAIS
  • Dilexi Te: a crise da autorreferencialidade da Igreja e a opção pelos pobres. Artigo de Jung Mo Sung

    LER MAIS
  • Às leitoras e aos leitores

    LER MAIS

Revista ihu on-line

O veneno automático e infinito do ódio e suas atualizações no século XXI

Edição: 557

Leia mais

Um caleidoscópio chamado Rio Grande do Sul

Edição: 556

Leia mais

Entre códigos e consciência: desafios da IA

Edição: 555

Leia mais

Por: Cesar Sanson | 14 Outubro 2013

A Rede divulgou nota neste sábado (12) para tentar desfazer o mal-estar criado com ruralistas após críticas de Marina Silva ao deputado federal Ronaldo Caiado (DEM-GO).

A informação é publicada por Combate Racismo Ambiental, 13-10-2013.

O texto diz que essas opiniões “não se estendem ao agronegócio“. A legenda “reafirma seu compromisso com esse setor essencial da economia“.

Recém-filiada ao PSB, após a Justiça Eleitoral rejeitar a criação da Rede, a ex-senadora e ex-ministra do Meio Ambiente foi acusada de preconceito por representantes do setor.

Nome forte da bancada ruralista, Caiado é um dos principais articuladores da reforma do Código Florestal. Aproximou-se do PSB do início do ano, mas disse em entrevista à Folha ter sido “jogado em alto mar” com a aliança entre Marina e o governador de Pernambuco, o socialista Eduardo Campos.

Marina chamou o deputado de “inimigo histórico dos trabalhadores rurais” e sinalizou que ele não teria espaço nesta nova realidade do PSB.

As críticas da ex-senadora se restringem “exclusivamente” a uma eventual coligação do PSB com o democrata em Goiás, segundo o comunicado. “A forte resistência do deputado em trazer para o setor agrícola a necessidade estratégica da sustentabilidade ambiental, econômica e sócio cultural tornaria inviável qualquer aliança política.”

Foi pela assessoria de imprensa da Rede que a ex-senadora buscou abrandar a polêmica com os ruralistas.

Leia abaixo a íntegra da nota:

“A Rede Sustentabilidade informa que, diferentemente do entendimento de algumas entidades do agronegócio, em nenhum momento sua porta-voz Marina Silva fez críticas a esse setor. As declarações recentes foram exclusivamente sobre a participação do deputado Ronaldo Caiado (DEM-GO) em eventual coligação em Goiás.

A forte resistência do deputado em trazer para o setor agrícola a necessidade estratégica da sustentabilidade ambiental, econômica e sócio cultural tornaria inviável qualquer aliança política entre a Rede e o DEM numa mesma coligação no Estado de Goiás.

A Rede lamenta as distorções e manipulações que o deputado faz sobre as declarações de Marina Silva, que podem levar a um entendimento equivocado sobre o posicionamento dela e de outros membros do partido sobre o agronegócio. Ademais uma critica às posições equivocadas do Deputado Caiado não podem ser extrapoladas como uma crítica ao setor.

A Rede Sustentabilidade reafirma seu compromisso com esse setor essencial da economia e da sociedade brasileira e a intenção de trabalhar para seu desenvolvimento, sempre com respeito ao ambiente e aos direitos dos trabalhadores rurais e populações indígenas.”