08 Julho 2013
Em breve, o Papa Francisco proclamará "santos" os papas João XXIII e João Paulo II, que eram "bem-aventurados", respectivamente, desde 2000 e 2011. Provavelmente, a "canonização", isto é, a proclamação a santos, irá ocorrer até o fim do ano – sugeriu o porta-voz Lombardi – e, talvez, chegará na conclusão do Ano da Fé, que está prevista para o dia 24 de novembro.
A reportagem é de Luigi Accattoli, publicada no jornal Corriere della Sera, 06-07-2013. A tradução é de Moisés Sbardelotto.
Nessa sexta-feira foi publicado o decreto que reconhece um segundo milagre (depois do da beatificação) atribuído à intercessão do Papa Wojtyla e se soube que o Papa Francisco tinha "aberto o caminho" para a canonização do Papa Roncalli, mesmo sem um novo milagre.
Essa segunda notícia foi formulada assim: "O Sumo Pontífice aprovou os votos favoráveis da sessão ordinária dos padres cardeais e bispos acerca da canonização do Bem-aventurado João XXIII". Ou seja, os cardeais e os bispos da Congregação para as Causas dos Santos consideraram que é possível proceder à canonização do papa de Bérgamo mesmo sem o reconhecimento de um segundo milagre depois do da beatificação.
Para a canonização de João XXIII, "não existe um decreto sobre o milagre", explicou o padre Lombardi: "Há uma vontade apresentada pela Congregação para as Causas dos Santos e acolhida pelo papa de chegar à canonização com esse procedimento simplificado".
O pontífice, explicou o porta-voz vaticano, "tem o poder de dispensar uma causa do segundo milagre. Mas isso não significa que agora todos os bem-aventurados se tornarão santos sem um segundo milagre: estamos falando de um caso muito específico, sobre cuja relevância e sobre cujo significado não há nenhuma dúvida, além disso com a feliz circunstância do 50º aniversário do Concílio Vaticano II, que foi convocado justamente pelo Papa Roncalli".
O segundo milagre atribuído a João Paulo II – pelo qual foi publicado nessa sexta-feira um decreto de reconhecimento – refere-se a uma mulher da Costa Rica afetada por uma grave lesão cerebral que teria sido curada na mesma noite da beatificação de João Paulo II, ou seja, no dia 1º de maio de 2011. Após essa cura, a família da mulher teria se reaproximado da fé.
A "fábrica de santos" trabalha a todo vapor também com o Papa Francisco. Ainda nessa sexta-feira, outros decretos deram o seu aval à beatificação de Álvaro del Portillo, que foi prelado do Opus Dei depois do fundador Escrivá de Balaguer; da Madre Esperança, fundadora das Congregações das Servas e dos Filhos do Amor Misericordioso; e de 42 mártires da Guerra Civil Espanhola.
Também foram reconhecidas as "virtudes heroicas" (primeiro passo para a beatificação) de Giuseppe Lazzati (1909-1986), de Milão, militar deportado para a Alemanha por ter se recusado a colaborar com a ocupação nazista, membro da Constituinte italiana, reitor por muitos anos da Università Cattolica del Sacro Cuore.
FECHAR
Comunique à redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:
Wojtyla e Roncalli santos ainda em 2013 - Instituto Humanitas Unisinos - IHU