50% de toda a biodiversidade do mundo está desprotegida

Mais Lidos

  • Às leitoras e aos leitores

    LER MAIS
  • Cosmovisão, cultura e território são peculiares a cada povo e não devem ser generalizados. Se algumas etnias foram colonizadas, outras resistem e lutam por sua autonomia, cultivando seus próprios sistemas jurídicos

    Os 115 povos originários colombianos: cosmologias diversas e pilares de vida para reconstruir o tecido social. Entrevista especial com Marcela Gutiérrez Quevedo

    LER MAIS
  • O país suspenso. Poder, desgaste e expectativa no Brasil que caminha em 2026. Artigo de Paulo Baía

    LER MAIS

Assine a Newsletter

Receba as notícias e atualizações do Instituto Humanitas Unisinos – IHU em primeira mão. Junte-se a nós!

Conheça nossa Política de Privacidade.

Revista ihu on-line

Natal. A poesia mística do Menino Deus no Brasil profundo

Edição: 558

Leia mais

O veneno automático e infinito do ódio e suas atualizações no século XXI

Edição: 557

Leia mais

Um caleidoscópio chamado Rio Grande do Sul

Edição: 556

Leia mais

20 Outubro 2012

Um relatório das Nações Unidas alerta para a situação de desproteção de metade da biodiversidade do planeta.

A informação é do sítio Além de Economia, 18-10-2012.

O documento revela que os parques e as reservas naturais podem ter uma gestão mais equilibrada, com maior participação das comunidades locais.

Segundo o “Relatório sobre Proteção do Planeta 2012″, o investimento nas zonas protegidas é apenas de cerca de metade do valor necessário para apoiar as espécies em risco, proteger habitats ameaçados e realizar os benefícios da gestão sustentável destas regiões.

Há dois anos, os países definiram que em 2020, pelo menos 17% das zonas territoriais do planeta e 10% das zonas marinhas devem ser geridas e conservadas de forma equilibrada.

Ainda de acordo com o estudo, a gestão precária, financiamentos insuficientes e a falta de informações importantes sobre as áreas protegidas mostram que o mundo deve fazer mais para alcançar a meta de proteção.