Vilém Flusser: Um comunicólogo transdisciplinar

Mais Lidos

  • Esquizofrenia criativa: o clericalismo perigoso. Artigo de Marcos Aurélio Trindade

    LER MAIS
  • Alessandra Korap (1985), mais conhecida como Alessandra Munduruku, a mais influente ativista indígena do Brasil, reclama da falta de disposição do presidente brasileiro Lula da Silva em ouvir.

    “O avanço do capitalismo está nos matando”. Entrevista com Alessandra Munduruku, liderança indígena por trás dos protestos na COP30

    LER MAIS
  • O primeiro turno das eleições presidenciais resolveu a disputa interna da direita em favor de José Antonio Kast, que, com o apoio das facções radical e moderada (Johannes Kaiser e Evelyn Matthei), inicia com vantagem a corrida para La Moneda, onde enfrentará a candidata de esquerda, Jeannete Jara.

    Significados da curva à direita chilena. Entrevista com Tomás Leighton

    LER MAIS

Revista ihu on-line

O veneno automático e infinito do ódio e suas atualizações no século XXI

Edição: 557

Leia mais

Um caleidoscópio chamado Rio Grande do Sul

Edição: 556

Leia mais

Entre códigos e consciência: desafios da IA

Edição: 555

Leia mais

20 Agosto 2012

A vida e obra do filósofo e teórico da mídia, Vilém Flusser são descritos, comentados e analisados nesta edição da IHU On-Line. E dois textos dele, inéditos, são publicados.

Indisciplinado e polêmico Flusser não foi nada tradicional, academicamente falando. “Seu discurso não era um que a academia aceitasse com facilidade, porque ele dava saltos entre diversas formas de conhecimento; não era um pensamento sempre lógica e rigorosamente estruturado”, avalia o professor da Universidade Estadual do Rio de Janeiro – UERJ, Erick Felinto de Oliveira.

Segundo Michael Manfred Hanke, professor da Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN, Vilém Flusser era indisciplinado e seria um horror para o sistema Capes ou CNPq.

Eva Batličková, da República Tcheca, destaca que Flusser sempre se engajava em prol do homem, que, para ele, significava posicionar-se contra a máquina.

O editor-chefe da revista Flusser Studies e um dos pesquisadores da obra de Flusser, Rainer Guldin, frisa que o autor viu alguns aspectos problemáticos do estar em rede, do existir online.

Já para Norval Baitello Junior, professor titular da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC-SP, Flusser se revela cada vez mais um pensador pioneiro dos novos e surpreendentes desenvolvimentos culturais e comunicacionais do século XXI.

De acordo com César Baio, professor-adjunto do Instituto de Cultura e Arte da Universidade Federal do Ceará – UFC, Flusser tinha um estilo muito específico de escrita. Para ele, seus textos, ora entusiasmados, ora críticos com as tecnologias de comunicação, deixam até hoje estonteados seus leitores.

O professor-associado na UERJ, Gustavo Bernardo Krause, por sua vez, avalia que Flusser constitui a si mesmo como um personagem enigmático que pode muito bem resumir o homem ocidental do século XX.

Por fim, para o professor titular do Departamento de Filosofia da Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG, Rodrigo Antonio de Paiva Duarte, Flusser é um filósofo atualíssimo, pois parece ter previsto – mais de vinte anos antes que essas coisas se tornassem realidade – o nosso cotidiano totalmente telematizado.

Também compõem esta edição dois textos inéditos de Vilém Flusser, que foram cedidos pelo Arquivo Flusser, na Universidade de Arte, em Berlim, o qual possui os direitos autorais. A IHU On-Line agradece ao professor Siegfried Zielinski pelo envio dos textos.

A Editora Unisinos acaba de publicar o livro A pessoa sexual (original inglês: The sexual person) de Todd Salzman e Michael Lawler, ambos professores do departamento de Teologia da Universidade Creighton, nos Estados Unidos. Publicamos uma ampla e instigante entrevista com os autores da obra.

A vida e o trabalho do advogado Jacques Távora Alfonsin também são destaques nesta edição.

Por fim, o advogado e professor universitário Marcelo Sgarbossa concede uma entrevista em que antecipa aspectos da conferência “Mobilidade urbana: a bicicleta como meio de transporte sustentável” a ser proferida e debatida na próxima quinta-feira, dia 23 de agosto, na Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros, no IHU.

A revista IHU On-Line estará disponível, nesta página, nas versões html, pdf e 'versão para folhear', nesta segunda-feira, a partir das 17h.

A versão impressa circulará, terça-feira, no campus da Unisinos. a partir das 8h.

A todas e a todos uma ótima semana e uma excelente leitura!