20 Agosto 2021
Antes mesmo de Jair Bolsonaro aparecer como candidato à Presidência e do bolsonarismo existir, a organização e o financiamento dos ultracatólicos brasileiros foram a semente do mal que arrasou a terra da política brasileira. Estão na lista Padre Paulo Ricardo e o blogueiro Allan dos Santos.
A reportagem é de Leandro Demori, publicada por The Intercept Brasil, 18-08-2021.
Os ultraconservadores católicos brasileiros viviam dispersos pela internet até dezembro de 2013. Seus posts em blogs pouco frequentados não tinham impacto nas conversas e debates do dia a dia. Foi nesse cenário que um cidadão espanhol desembarcou no Brasil: Ignacio Arsuaga era o criador da Hazte Oir (Se Faça Ouvir, em espanhol), uma associação criada para defender o que ele chamava de “valores da família natural”. O que unia Arsuaga e os conservadores brasileiros naquele momento? A defesa intransigente da proibição do aborto sob qualquer circunstância, inclusive em casos de estupro ou de fetos com anencefalia.
Leia a íntegra da reportagem aqui.
FECHAR
Comunique à redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:
O criador: Radical católico da Espanha treinou extrema direita brasileira em 2013 com táticas que elegeram Bolsonaro - Instituto Humanitas Unisinos - IHU