• Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato
close
search
  • Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato
search

##TWEET

Tweet

“Lancemos caminhos novos, não velhas metodologias pastorais”. Entrevista com Dom Cláudio Hummes

Mais Lidos

  • As tensões surgiram pela primeira vez na véspera do conclave: o decano não mencionou Francisco na homilia e parabenizou Parolin no final

    LER MAIS
  • Esquerdas governamentais, conciliatórias e apaziguadoras reduziram-se a “salvar o capitalismo dele mesmo” e não conseguem canalizar inconformidade e indignação, tarefa que o fascismo desejado e reivindicado pelas massas tomou para si com sucesso

    A internacional fascista como modo de vida. Entrevista especial com Augusto Jobim do Amaral

    LER MAIS
  • Prevost, eleito Papa Leão XIV: o cardeal americano cosmopolita e tímido

    LER MAIS

Vídeos IHU

  • play_circle_outline

    MPVM - 3º domingo da Páscoa - Ano C - O Ressuscitado encoraja para a missão

close

FECHAR

Image

COMPARTILHAR

  • FACEBOOK

  • X

  • IMPRIMIR PDF

  • WHATSAPP

close CANCELAR

share

13 Fevereiro 2021

Com a publicação de Querida Amazônia, Francisco traçou uma rota – sem precedentes e sem retrocesso – para a Igreja Pan-Amazônica. Poucos como o cardeal brasileiro Cláudio Hummes foram testemunhas e artífices dos caminhos percorridos antes, durante e depois do Sínodo de outubro de 2019 - do qual foi relator geral -, assumindo as bandeiras da ecologia integral, a conversão pastoral e a opção pelos pobres e os povos indígenas.

Agora, como presidente da Conferência Eclesial da Amazônia – CEAMA, um dos frutos do Sínodo, o arcebispo emérito de São Paulo analisa os alcances da exortação frente à crise na região e o papel da Igreja neste momento.

A entrevista é de Óscar Elizalde Prada, publicada por Vida Nueva, 12-02-2021. A tradução é do Cepat.

Eis a entrevista.

Um ano de ‘Querida Amazônia’. Faça um balanço...

A exortação contém os quatro grandes sonhos do Papa nascidos do processo sinodal e do Documento Final. É um ponto de chegada de todo este processo. Sua finalidade não é substituir o Documento Final, nem o transformar em magistério pontifício, mas o apresentar à Igreja universal para que se deixe enriquecer e interpelar por este trabalho e para que os pastores, consagrados, consagradas e leigos da Amazônia se empenhem em sua aplicação. Assim, o Papa enaltece o Documento Final, deseja a sua aplicação concreta no território pan-amazônico e expõe seus quatro sonhos, como em um transbordamento de horizontes “além do sol”.

A recepção desta exortação, após algumas perplexidades iniciais já superadas – em especial, sobre a questão dos ministérios ordenados -, vem sendo muito boa e o Documento Final está sendo aplicado à luz destes quatro sonhos. Também é um processo de discernimento constante, a partir dos sinais de nossos tempos, que são dinâmicos. A aplicação do Sínodo continua sendo um trabalho em rede, que aprendemos com a Rede Eclesial Pan-Amazônica (REPAM), agora conjugada com a CEAMA.

Até que ponto a pandemia impactou o processo pós-sinodal na Amazônia?

A situação de calamidade mundial da COVID-19 suscita em nós uma profunda dor ao conviver diariamente com milhares de perdas de vidas, infectados e hospitalizados. Ao mesmo tempo, constatamos a dedicação incansável e muitas vezes heroica dos que se entregam ao cuidado dos doentes. Que Deus nos ajude nesta travessia e permaneça misericordiosamente junto aos impactados pelo vírus!

A pandemia exigiu esforços especiais para manter viva a chama da paixão que o Espírito Santo acendeu no Sínodo, e a audácia corajosa, paciente, incansável no território. A pandemia nos obriga a reuniões, encontros e assembleias virtuais. As reuniões presenciais se tornaram inviáveis, no momento.

Mesmo com estes limites, criamos a CEAMA, que já realizou assembleias ordinárias e uma grande assembleia plenária com a participação de indígenas. Seu objetivo é promover o processo de elaboração de um Plano de Pastoral de Conjunto para toda a Pan-Amazônia. Estamos avançando nisso.

Os sonhos de Francisco estão se tornando realidade?

Acredito que sim. São processos, mais do que decisões pontuais - que também são necessárias -, que brotam e caminham a partir dos documentos sinodais. Por exemplo, a criação da CEAMA e a elaboração do Plano de Pastoral de Conjunto de toda a Pan-Amazônia, com suas prioridades e urgências assumidas por comissões específicas, como a de inculturação na evangelização missionária, a de evangelização dos jovens no território - com especial atenção aos jovens indígenas -, a comissão dos direitos dos povos indígenas, a de defesa da ecologia no território, a de formação de candidatos aos ministérios ordenados, e a de educação e universidade católica, entre outras.

Por outro lado, não podemos esquecer que cada bispo em seu território desenvolve o que considera necessário e urgente para a aplicação do Sínodo. O mesmo ocorre com a Igreja em cada país amazônico. O Plano de Pastoral de Conjunto da CEAMA deve dar espaço a estas prioridades diferenciadas, segundo os lugares e os tempos.

Leia mais

  • Um ano de Querida Amazônia: São atuais os sonhos de Francisco?
  • CLAR, CELAM, CEAMA e REPAM lançam vídeos no aniversário da Querida Amazônia, “um grande presente para nós”
  • “Igreja na Amazônia e Ministérios à luz do Sínodo Amazônico e da Exortação Querida Amazônia”. Conferência on-line com Paulo Suess
  • Os quatros sonhos da “Querida Amazônia” e a pandemia da Covid-19 por Dom Roque Paloschi
  • Sínodo para a Amazônia, um impulso eclesial para o Acordo de Paris
  • O ECOmenismo de Laudato Si’. Revista IHU On-Line, Nº 469
  • Francisco pressiona líderes mundiais sobre a necessidade da “ecologia integral”
  • Cinco anos do Acordo de Paris e a desgovernança do clima
  • Barrado em aniversário do Acordo de Paris, Brasil é premiado como ‘Fóssil Colossal’
  • Cinco anos depois de Paris, o alarme ecológico está tocando alto e claro
  • Clima: o triste aniversário de Paris. “Se não mudarmos, será uma catástrofe”, alerta secretário-geral da ONU
  • Acordo de Paris completa cinco anos sem nada a comemorar
  • Reino Unido e França apertam cerco a fósseis em cúpula do clima
  • União Europeia firma meta climática mais rígida para reduzir emissões de CO² em 55% até 2030
  • “Sem os Estados Unidos no Acordo de Paris, a humanidade enfrenta o suicídio climático”, afirma o secretário-geral da ONU
  • Sínodo para a Amazônia: “O que ainda há para acontecer, agora?”
  • Sínodo para a Amazônia: uma ponte entre Laudato Si’ e Fratelli Tutti. Artigo de Luis Miguel Modino
  • Chaves para discernir ‘Querida Amazônia’ e acompanhar esse kairós eclesial. Artigo de Mauricio López

Notícias relacionadas

  • Claudio Hummes: “¿Las críticas al Papa? Son sólo cuatro cardenales... Todo el Colegio cardenalicio está con él”

    LER MAIS
  • “A Igreja deve ser capaz de oferecer novas respostas”, afirma cardeal brasileiro

    LER MAIS
  • Amazônia: um laboratório para decisões eclesiais audazes

    LER MAIS
  • Dom Cláudio Hummes: “As críticas ao Papa? São apenas quatro cardeais... Todo o Colégio Cardinalício está com ele”

    LER MAIS
  • Início
  • Sobre o IHU
    • Gênese, missão e rotas
    • Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros
    • Rede SJ-Cias
      • CCIAS
      • CEPAT
  • Programas
    • Observasinos
    • Teologia Pública
    • IHU Fronteiras
    • Repensando a Economia
    • Sociedade Sustentável
  • Notícias
    • Mais notícias
    • Entrevistas
    • Páginas especiais
    • Jornalismo Experimental
    • IHUCAST
  • Publicações
    • Mais publicações
    • Revista IHU On-Line
  • Eventos
  • Espiritualidade
    • Comentário do Evangelho
    • Ministério da palavra na voz das Mulheres
    • Orações Inter-Religiosas Ilustradas
    • Martirológio Latino-Americano
    • Sínodo Pan-Amazônico
    • Mulheres na Igreja
  • Contato

Av. Unisinos, 950 - São Leopoldo - RS
CEP 93.022-750
Fone: +55 51 3590-8213
humanitas@unisinos.br
Copyright © 2016 - IHU - Todos direitos reservados